Início Notícias Reabertura das escolas contará com volta optativa, diz secretário de Educação de...

Reabertura das escolas contará com volta optativa, diz secretário de Educação de PE

495
Foto: reprodução

A retomada das aulas presenciais em Pernambuco será optativa por parte dos pais e estudantes, e mesclada com atividades à distância. Foi o que o secretário de Educação, Fred Amâncio, comentou em uma audiência pública promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) sobre o tema na manhã desta quinta-feira (6), quando explicava o que o protocolo sanitário de reabertura das escolas – que será divulgado nos próximos dias – deve apresentar.

“O protocolo que vamos encontrar aqui em Pernambuco é muito parecido com o de outros Estados e países. Já foram criados alguns consensos sobre as medidas que devem ser adotadas nos níveis da escola, mas ele trata sobre distanciamento social, proteção e prevenção, monitoramento e comunicação. Ele foi colocado em audiência pública para receber sugestões e contribuições de diversas instituições, nossa equipe tem estudado e a gente espera, em breve, estar divulgando a versão final desse protocolo”, afirmou. Ainda não foi batido o martelo sobre a data definitiva para a volta.

Para amenizar o impacto da suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Estadual de Educação implementou uma série de medidas visando professores e estudantes, incluindo aqueles de pouca renda, apontados como os mais afetados pela pandemia no sistema educacional. Essas ações devem ser estendidas até depois da reabertura das escolas, levando em conta que um sistema de rodízio será implantado. O EducaPE, acesso ao Google Classroom, podcasts educativos e disponibilização de materiais no Escola Conectada foram algumas ações para manter os estudantes ativos, além de materiais impressos e iniciativas das próprias escolas.

“(As medidas) vão apoiar muito nossos professores e estudantes, não apenas nesse momento de suspensão das aulas na escola, mas mesmo na retomada das aulas presenciais – como os protocolos vão determinar que não tenha a mesma quantidade de crianças na escola – em que vai ser uma volta optativa para os pais e estudantes, esse sistema de rodízio nos obriga a implantar um sistema híbrido, em que ele vai ter atividades presenciais e não presenciais”, explicou. (Fonte: Folha de Pernambuco)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here