Início Notícias Reabertura: China, Egito e Chile anunciam retomada das importações de carne brasileira

Reabertura: China, Egito e Chile anunciam retomada das importações de carne brasileira

890

Anúncio foi feito neste sábado (25) pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Veto continua para 21 frigoríficos investigados pela Polícia Federal

Com informações do Estadão Conteúdo / Foto: reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que a China, Egito e Chile anunciaram hoje (25) a “reabertura total do mercado de carnes brasileiras”. Esses países suspenderam as importações de carnes do Brasil no início da semana, após a deflagração da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal (PF) para combater esquema criminoso que envolve empresários do agronegócio e fiscais agropecuários que facilitavam a emissão de certificados sanitários para alimentos inadequados para o consumo.

Em nota, assinada pelo ministro Blairo Maggi, a pasta destaca que a decisão das autoridades desses três Países de retomar as importações de carne brasileira resulta de negociações intensas. “Nos últimos dias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Itamaraty e a rede de embaixadas do Brasil no exterior trabalharam incansavelmente para o êxito que se anuncia hoje.” “Trata-se de atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora”, destaca o ministro.

Na nota, Blairo Maggi agradece o “gesto de confiança” da China e ressalta que o país asiático nunca fechou mercado aos produtos brasileiros, “apenas tomou medidas preventivas para que tivéssemos a oportunidade de oferecer todas as explicações necessárias e garantir a qualidade da nossa inspeção sanitária”. Para o ministro, “a regularização do ingresso da carne brasileira na China mostra o espírito de confiança mútua entre os dois países e a disposição para dialogar com boa-fé”.

Veto continua para 21 frigoríficos investigados

O Ministério da Agricultura esclareceu neste sábado (25), por meio de sua assessoria, que a reabertura da China à carne brasileira só não vale para os 21 frigoríficos sob suspeita, que estão sendo investigados pela Carne Fraca da Polícia Federal. Além disso, a pasta lembrou que o ministro Blairo Maggi já havia determinado a cassação do certificado de exportação desses frigoríficos. A entrada de cargas liberadas pelos fiscais acusados de corrupção e com origem de uma planta da BRF em Lapa, no Paraná (SIF 530), que está na lista dos 21 estabelecimentos, também segue proibida na China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here