Início Notícias PSL deve superar PT como maior bancada da Câmara dos Deputados

PSL deve superar PT como maior bancada da Câmara dos Deputados

583

Cláusula de barreira ainda causará muitas mudanças no Congresso

  • Por Jovem Pan / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PSL deve superar o PT como maior bancada da Câmara dos Deputados. Originalmente os petistas elegeram 56 parlamentares contra 52 do partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, mas a cláusula de barreira deve mudar a composição das legendas.

“Mudança de partido político sem justa causa é aquilo que a lei diz que é infidelidade partidária, o que sujeita o deputado à cassação. Só que em 2017 o congresso aprovou uma emenda constitucional, que trata da cláusula de barreira, que não permitia a existência dos partidos que não atingissem uma cota mínima de número de votos e deputados eleitos. Mas a emenda constitucional autoriza expressamente que aquele candidato que foi eleito por aqueles partidos que não alcançaram em 2018 a cláusula de barreira podem mudar de partido político sem perder o mandato”, explica o advogado Alberto Rollo.

Dos 35 partidos brasileiros, 14 foram atingidos pela cláusula de barreira. Era necessário obter 1,5% dos votos válidos em 9 estados ou eleger 9 deputados distribuídos em 9 unidades da federação.

Rollo ressalta que agora restam dúvidas sobre o momento da mudança de partido: “Uma das dúvidas é saber em que momento o deputado pode mudar de partido. A emenda constitucional não fala isso. Outra coisa é que não fala se ela retroage e se aplica a vereadores. Existem consultas no TSE, que entra em recesso e só volta em fevereiro”.

O partido que não ultrapassou a cláusula de barreira fica sem fundo partidário e propagandas no rádio e na televisão. Estão nessa situação: Patriota, PHS, PC do B, PRP, Rede, PRTB, PMN, PTC, PPL, DC, PMB, PCB, PSTU e PCO.

No PSL a expectativa é por receber até 15 novos parlamentares. Mas o PT também busca atrair cadeiras da esquerda. Os deputados tomarão posse apenas em 1º de fevereiro.

A briga pela presidência da Câmara já começou logo após a eleição. Contudo, não necessariamente a maior bancada levará a chefia da mesa diretora da casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here