Início Notícias Proposta do presidente Crea-PE, que busca resgatar o protagonismo da Engenharia, é...

Proposta do presidente Crea-PE, que busca resgatar o protagonismo da Engenharia, é aprovada pelo Colégio de Presidentes

557

Em reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua , realizada na manhã desta sexta-feira (22), em Brasília, onde acontece o 8º Encontro de Líderes do Sistema, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar foi autor da proposta, aprovada, por unanimidade, pelo colegiado que dispõe sobre a inclusão de Programa de Engenharia e Agronomia no PPA do Governo Federal e Governos Estaduais para atuação em obras ou serviços estruturadores de cada Estado da Federação.

Na defesa da proposição, Evandro Alencar lembrou que o Brasil vem assistindo há décadas o desmantelamento da sua Engenharia pública, onde os órgãos que antes detinham quadros técnicos de grande competência, tanto para projetar como para executar, estão, na sua quase totalidade, praticamente reduzidos, a contratantes de serviços de Engenharia. Somado a isso, também têm perda da grande representatividade e poder influenciador que a Engenharia Nacional já teve nas decisões estratégicas de investimentos na infraestrutura e áreas do desenvolvimento, tanto em nível federal como nos estados e municípios.

Evandro Alencar diz ainda que o Sistema Confea/Crea e Mútua não tem conseguido se inserir nos grandes debates de forma decisiva, vendo passar ao largo decisões que visam somente o lucro, grande e fácil, de grupos específicos, priorizando-se a politicagem ou, pior, a corrupção, que deixa um rastro de prejuízos para a sociedade, com obras caras, muitas vezes desnecessárias e quase sempre de péssima qualidade.

A proposta prevê que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), por meio da sua Assessoria Parlamentar em conjunto com as Assessorias parlamentares dos Creas, faça gestão junto aos poderes executivos em âmbito estadual e federal para a inclusão de projetos que visem atender às necessidades da sociedade por meio de obras e serviços prioritários de Engenharia e Agronomia a partir dos respectivos Planos Plurianuais (PPAs) cabendo a cada regional identificar e apresentar as quatro obras prioritárias em nível federal e mais quatro em nível estadual para constar ao menos uma a cada ano.

Como justificativa para o encaminhamento do pleito, Alencar avalia que é de responsabilidade do Sistema Confea/Crea e Mútua, enquanto Conselho fiscalizador das profissões da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia e Tecnólogos, buscar um maior engajamento nas questões sociais, realizando ações que levem respostas efetivas à sociedade. Não discute o importante papel da empresa privada, mas defende que a expertise e a capacidade do Poder Público no atendimento às suas próprias demandas é imprescindível, para que se tenha obras e serviços de qualidade, que atendam às demandas da sociedade e com o preço justo, e cumpram assim o papel de uma Engenharia competente, com o melhor resultado econômico e social, atendendo ao que a população espera da Engenharia e dos governos.

De acordo com o autor da proposta, regionais em diferentes partes do País, já atuam, dando respostas à sociedade, dentro das suas esferas de competência, e encaminhando às autoridades públicas locais suas contribuições para que adotem as providências sugeridas. No entanto, confessa que o posicionamento dos Creas diante dos poderes de governo, isoladamente, não possui tanta força e visibilidade, o que justifica a necessidade da participação conjunta dos Conselhos, enquanto Sistema.

Por fim, o presidente pernambucano diz que a sistematização de ações pelo Sistema Confea/Crea conferirá repercussão nacional, à medida que os Conselhos padronizarão sua linha de atuação, divulgando seus planos para conhecimento dos demais e para a sociedade, possibilitando, por conseguinte, a atuação conjunta frente aos gestores públicos de cada Estado.

Após a aprovação no Colégio de Presidentes, a proposição segue para votação no plenário do Conselho Federal. Para tanto, deverá utilizar como forma de ação a gestão para inclusão no Plano Plurianual (PPA) que é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. O PPA define as políticas públicas do Governo Federal para construir um Brasil melhor, com base nos compromissos firmados na eleição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here