Início Notícias Projeto Rondon leva oficinas educativas para Araripina e mais 11 municípios do...

Projeto Rondon leva oficinas educativas para Araripina e mais 11 municípios do Sertão de PE

152
Foto: Blog do Roberto

Alunos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de São Paulo (USP), estiveram na Arari FM falando sobre as ações; assista

Desde quarta-feira (3), 12 municípios do Sertão de Pernambuco vão receber ações gratuitas do Projeto Rondon, realizado pelo governo federal. Denominada “Operação Velho Chico”, a iniciativa contará com a participação de 252 “rondonistas”, assim chamados os professores e estudantes universitários voluntários, que vão oferecer cerca de mil oficinas diferentes.

A iniciativa segue até o dia 20 de julho e busca levar uma série de ações de bem-estar social, contribuindo para a formação do jovem universitário como cidadãos e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

Na manhã desta terça-feira (09), o jornalista Roberto Gonçalves conversou sobre o assunto com alunos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de São Paulo (USP). Estiveram nos estúdios da Arari FM, o professor Gustavo Pozzer, da (UCS), e os ‘rondonistas’ Bruna Faustino, Ana Luíza Ilher, Melissa Salles, Fernando da Costa e Vitória Cardoso. Assista a entrevista:

A ação contemplará os municípios de AfrânioAraripinaCabrobóCedroDormentesExuLagoa GrandeParnamirimSanta CruzSanta Maria da Boa VistaTerra Nova e Trindade.

Cada município receberá 20 integrantes de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo dois professores e oito alunos por IES, para atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos, justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.

Participam da ação, 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de dez estados brasileiros. Em Pernambuco, o projeto já realizou três operações: Rei do Baião, em 2010; Canudos, em 2013; e Guararapes, em 2014.

Outras informações sobre os horários e oficinas poderão ser obtidas com as equipes de “rondonistas” e nas prefeituras dos municípios participantes. Confira algumas das oficinas que serão ofertadas:

  • Manutenção e atualização de computadores
  • Inclusão Digital
  • Marketing digital no empreendedorismo
  • Produção agroecológica de horta
  • Educação financeira familiar
  • Oficina de prevenção em saúde bucal para crianças
  • Oficina de utilização de recursos tecnológicos
  • Oficina de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa
  • Acesso à educação e saúde de qualidade
  • Beleza e esmalteria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here