Início Notícias Projeto Prateleira Móvel, desenvolvido por alunos do SENAI Araripina, vence competição nacional

Projeto Prateleira Móvel, desenvolvido por alunos do SENAI Araripina, vence competição nacional

596

Alunos da Escola Técnica SENAI Araripina foram os vencedores do 6º Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI), campeonato nacional que incentiva estudantes da instituição de todo o País a desenvolver projetos inovadores a partir de demandas reais da indústria. O projeto vencedor, batizado de Versatile Car – Prateleira Móvel, foi desenvolvido por alunos de cursos da modalidade Aprendizagem Industrial Básica e concorreu com mais de 900 trabalhos elaborados em escolas técnicas de todas as regiões do País.

A ideia vencedora foi criada por quatro alunos dos cursos de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais e Assistente Administrativo: Emillane Alencar, Klícia Sousa, Janderson Alves e Alan Alencar, que foram orientados pelos docentes Wagner Alencar e Antônio Carlos Araújo. A solução apresentada pelos alunos da escola localizada no Sertão Pernambucano visa resolver um problema real das indústrias que é o deslocamento excessivo na oficina de usinagem mecânica.

Os estudantes iniciaram as pesquisas e, utilizando conceitos de manufatura enxuta, propuseram a criação de um objeto que pudesse percorrer o pátio fabril, evitando o deslocamento do operador até o armário de ferramentas. Com a ideia validada pelos docentes, eles iniciaram a montagem de um projeto gráfico para apresentar a solução que gera mais produtividade para as indústrias, pois otimiza o tempo e traz mais conforto e segurança para os trabalhadores.

Assim nasceu a Prateleira Móvel ou Versatile Car: uma prateleira de fácil manuseio e deslocamento que objetiva diminuir o deslocamento excessivo entre o armário de ferramentas e as máquinas operatrizes como tornos, furadeiras, retificadores e fresadoras, dentro de uma oficina de usinagem mecânica. “Os estudantes se empenharam em estudar o problema apresentado e construir, de maneira inovadora e funcional, uma solução que pode ser implantada nas indústrias com baixo custo de produção”, destacou o docente Wagner Alencar.

Ao todo, mais de 3,7 mil estudantes do País participaram da competição, que se divide em três categorias: aprendizagem básica, técnico e ensino superior. Pernambuco entrou na disputa com quatro equipes. “Estamos felizes com nosso resultado, porque a aprendizagem é o forte do SENAI. Nascemos com o propósito de atender às demandas da indústria e esse prêmio mostra que nossos alunos estão preparados para solucionar desafios”, comemorou a diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Carla Abigail.

Saga SENAI de Inovação

O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) é uma das etapas da Saga SENAI de Inovação, iniciativa do Departamento Nacional do Senai que tem por objetivo fomentar o uso de Metodologia Senai de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação, por meio da resolução de problemas reais da indústria brasileira. No DSPI, os problemas são solucionados em equipes que se formam dentro das salas de aula, com o auxílio do professor, que contextualiza o desafio para os estudantes, tornando o aprendizado mais próximo da realidade do mercado de trabalho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here