Início Notícias Procon alerta para fraudes em empréstimos consignados no Sertão de Pernambuco

Procon alerta para fraudes em empréstimos consignados no Sertão de Pernambuco

357

A denúncia de fraudes em empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS tem crescido na região. De acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Faculdade de Petrolina (Facape), cerca de 40% das demandas recebidas são de relatos de fraudes, com, pelo menos, quatro denúncias por dia.

O principal relato é de aposentado que já tem empréstimo consignado, recebe mensagem via WhatsApp de terceiros, ofertando revisão no valor das parcelas do empréstimo. Então, ele é orientado a realizar novo empréstimo com a financeira e enviar, via pix, o valor creditado em sua conta para outra empresa. Ao fazer isso, o aposentado termina por ficar sem o dinheiro desse novo empréstimo e com dois contratos a quitar, o antigo e o novo. Ainda, há denúncias de empréstimo que nunca foi solicitado, o dinheiro jamais foi creditado na conta do aposentado, mas as parcelas são debitadas, mensalmente, do benefício”, relata a coordenadora do Procon da Facape, professora Geraldine Cavalcanti Lins.

Alerta

O Procon alerta sobre formas de prevenção a esse tipo de fraude, como por exemplo bloquear o benefício para empréstimos no site ou aplicativo do INSS. O bloqueio também pode ser feito através do número 135 de atendimento por telefone.

O Procon Facape funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e de 13h30min às 18h. Pode-se agendar atendimento por meio do número de telefone e WhatsApp (87) 3866-3289. Acesse outras dicas de consumo no perfil do Instagram @proconfacape .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here