Início Notícias Prever para prover

Prever para prover

9194
Foto: reprodução

Por Ricardo Essinger*

Ano passado, economistas e futurólogos faziam previsões otimistas do que estava por vir. O respeitado IPEA, por exemplo, indicava aceleração de crescimento do PIB, em 2,3%.  Entretanto, ninguém previu a tragédia que vem se abatendo sobre a humanidade, ceifando vidas, tolhendo o esforço dos empreendedores. Aqui e em todo o mundo.

Em 2021, não deve ser muito diferente. A recessão global vai continuar e a extrema cautela deve prosperar entre investidores internos e externos. Cabe, portanto, a todos nossos segmentos produtivos, trabalhar ativamente para superaras perdas e danos. Como a indústria pernambucana está fazendo e o Sistema Fiepe participando, particularmente, no atendimento à crescente demanda tecnológica, avanço indispensável para se reinventar produtos e serviços. Cursos profissionalizantes, ensino à distância ou presencial com segurança.

E a boa notícia é que a produção Industrial de Pernambuco voltou a crescer. Em julho deste ano, comparando com o ano anterior, o aumento foi de 17%, levando o Estado a ter o maior crescimento entre as 14 federações pesquisadas. O resultado também foi superior à média nacional (-3,0%) e a do Nordeste (0,9%), em julho de 2020.

Os números podem oscilar neste final de ano, mas vários fatores contribuem para esses resultados positivos. O papel agregador que o Sistema Fiepe vem fazendo há anos, integrando pequenas, grandes empresas, sindicatos; e a formação de profissionais altamente qualificado, pelo Senai, tiveram participação relevante. Por isso, a satisfação dos clientes dos nossos serviços de tecnologia e inovação (consultorias, laboratórios e etc.), têm 85% de aprovação; e a preferência das indústrias pelos concluintes dos cursos técnicos do Senai, atingem o extraordinário índice de 100%.

O Sesi, matriculou mais de 6,6mil alunos nos cursos básicos, em Pernambuco, sendo um quarto deles, ou 1530 de forma gratuita, enquanto os cuidados com a saúde ampliados, com foco nos cuidados preventivos com a pandemia. Saúde e economia devem seguir vencendo os desafios, saindo desta crise com a certeza de que todos os setores do desenvolvimento devem atuar em permanente sintonia.

Tudo isso, vai contribuir para enfrentar a gravidade do momento. Vamos trabalhar para a superação. Senai, Sesi e IEL, formam o triângulo de atuação da Fiepe, e o número de vagas deve permanecer os mesmos em 2021. Estamos trabalhando e muito para isso. Vamos prever para prover.

*Presidente do Sistema Fiepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here