Início Notícias Prefeitura de Araripina intensifica combate às muriçocas e ao mosquito da dengue

Prefeitura de Araripina intensifica combate às muriçocas e ao mosquito da dengue

541

A Prefeitura de Araripina intensificou nas últimas semanas o trabalho de combate às muriçocas e outros vetores existentes na cidade. O trecho urbano do riacho São Pedro está inteiramente limpo e agora está sendo feito o tratamento focal pelos Agentes de Endemias do município.

A Prefeitura pede à população que colabore neste trabalho, evitando jogar lixo nas encostas do riacho ou nos canais, evitando assim a proliferação dos insetos. A preocupação do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde é, também, em relação ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

É importante manter bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água; mantenha as lixeiras tampadas e secas; coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados; lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias; cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas; guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água; encha os pratinhos de plantas com areia; retire a água acumulada sobre a laje; mantenha as calhas d’água limpas.

O trabalho do controle de muriçocas e do Aedes já trouxe importantes resultados, como a saída de Araripina da área de risco da dengue. Em 2017 foram registrados em Araripina apenas 18 casos de dengue, zika e chikungunya, bem diferente da realidade de 2016, quando 1.634 pessoas contraíram uma das três doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here