Início Notícias Prefeito de Moreilândia fala sobre problemas no abastecimento de água no município

Prefeito de Moreilândia fala sobre problemas no abastecimento de água no município

768

João Angelim também destacou dificuldades nos primeiros meses de gestão.

G1 Petrolina / Foto: reprodução

O prefeito de Moreilândia, João Angelim, participou nesta quinta-feira (20) do telejornal GRTV 1º Edição. A entrevista faz parte de uma série que pretende dialogar com os gestores dos 23 municípios da área de cobertura da emissora. O gestor falou sobre o abastecimento de água no município e dos problemas enfrentados na produção de mel.

Izabella Freitas: Nestes primeiros meses, prefeito, quais os principais desafios em Moreilândia?

João Angelim: Os principais desafios é em questão da frota da administração, como foi encontrada, que o gestor anterior deixou. Simplesmente não teve o compromisso de deixar a frota em condição para nesse ano de 2017 a gente fazer um trabalho voltado para todos. E já entramos nesse desafio gastando mais de R$ 400 mil numa crise dessa para poder botar os ônibus para poder rodar.

Izabella Freitas: Acredito que todos estes casos foram repassados para o Ministério Público e ao Tribunal de Contas?

João Angelim: Certeza. Tudo repassado. Enviamos para ter a permissão de gastar este dinheiro, de fazer uma despesa para gastar este dinheiro, para botar os ônibus do FNDE e as máquinas do PAC e trabalhar e continuar fazendo a administração porque o nosso município não pode parar né.

Izabella Freitas: Mesmo com este problema da frota, as aulas do município começaram no tempo normal?

João Angelim: O estado começou no dia 06 e o município começou no dia 3 de fevereiro. Não teve nenhum trabalho, porque agimos e colocamos para trabalhar.

Izabella Freitas: Prefeito, sobre o abastecimento de água no município, a gente sabe que tem sido bem difícil o abastecimento de água por lá. Como é que vem fazendo e o que é que o senhor tem pensado para tentar resolver esta situação?

João Angelim: Inclusive estive em Recife conversando com o nosso governador e conversei com o presidente da Compesa em relação à caixa d’água porque é abastecida com o Rio São Francisco. Mas a cidade cresceu muito e para a área mais alta e não está dando para ser abastecida. O governo colocou três carros-pipa pela Compesa para abastecer a parte mais alta da cidade. Mas ele se comprometeu em fazer um estudo para ver se realmente precisava dessa caixa-d’água para pode atender nosso município. Com certeza ele vai ver que está precisando e vai atender nosso município com esta caixa d’água.

Izabella Freitas: E foi dado um prazo para isso, prefeito, para fazer um estudo e, dentro das possibilidades, viabilizar este projeto?

João Angelim: Devido à situação que hoje tá Pernambuco e o Brasil todo, a gente não pode nem dá este prazo, porque não vai depender da gente nem do governo. Vai depender do dinheiro. Saber onde vai encontrar este dinheiro.

Izabella Freitas: E enquanto isso não acontece, como se pode fazer com estas pessoas que sofrem com este abastecimento? É feito um rodízio?

João Angelim: Está sendo abastecido com carro-pipa. Sendo abastecido com três carros-pipa e eles levam água para a parte mais alta da cidade. Escola, creche, que tá sem condição, e a gente com este carro-pipa que é a Compesa que contratou e coloca água nesta parte da cidade.

Izabella Freitas: Moreilândia é conhecida pela produção do mel, mas com esta seca que a gente vem enfrentando como está a produção por lá?

João Angelim: A produção, são seis anos, vai entrar para o 7º ano de seca. As abelhas eu acho que tem morrido muito e sem falar que estão plantando aquela árvore nim. Quando ela tá florando ela cria flor e quando a abelha vem se alimentar ela morre. E o mel que era tirado anual 200 toneladas. Nem sei dizer quanto está tirando de mel, mas é muito pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here