Início Notícias Prefeito de Granito fala sobre pagamento de salários atrasados de servidores municipais

Prefeito de Granito fala sobre pagamento de salários atrasados de servidores municipais

832

João Bosco Lacerda participou nesta terça-feira (11) do GRTV 1º Edição.

G1 Petrolina / Foto: reprodução

O prefeito de Granito, João Bosco Lacerda, participou nesta terça-feira (11) do telejornal GRTV 1º Edição. A entrevista faz parte de uma série que pretende dialogar com os gestores dos 23 municípios da área de cobertura da emissora. O gestor falou dos pagamentos dos salários atrasados dos servidores municipais, sobre o saneamento e sobre os projetos para enfrentar a seca na zona rural.

Izabella Freitas: Como foi voltar à gestão agora nestes primeiros meses do ano?

João Bosco: Olha, eu tenho uma experiência como gestor no município em outros mandatos e eu recebi o município muito desorganizado. A frota, a maioria, toda prejudicada, avariada e carro sem condição de uso. Os prédios públicos todos em uma situação muito deteriorada. E a gente vem lutando para colocar a casa em ordem. Tenho certeza que, em poucos meses, a gente vai organizando e dando uma roupagem nova ao município para levantar o astral do nosso povo. O povo de Granito é um povo alegre, que gosta da cultura e do lazer e nós queremos fazer este trabalho para que nosso povo viva em alto astral.

Izabella Freitas: Prefeito, dentro desta questão da reorganização da casa, a gente pode falar em relação aos professores que ainda têm salários em atraso?

João Bosco: Justamente. Você sabe que a gente recebe o município nesta questão que falei, com débitos e folha do mês de dezembro. Apesar de que ficou um pouco de recurso, mas a gente conseguiu pagar os funcionários e ficou o resíduo dos professores. Em torno de 48% a 50% dos salários foi pago uma parte e eu estou organizando as finanças para que a gente possa resolver este problema até o mês de junho. Eu ainda não anunciei ao sindicato que iria pagar no mês de junho, mas a minha intenção é esta. Se Deus quiser a gente está organizando as finanças para que a gente possa quitar toda a folha de pagamento atrasado até mês de julho.

Izabella Freitas: Prefeito em relação à questão do esgoto na cidade. Ele foi feito pela Codevasf, mas ficou no impasse de quem gerenciaria a estrutura. O senhor pretende conversar com a Compesa, Codevasf e ver como o município poderia controlar esta situação por lá?

João Bosco: Sim. A nossa cidade fica localizada às margens do rio Brigida e sempre o esgoto caiu no rio. Através de uma grande luta, a gente conseguiu um convênio com a Codevaf. Executamos o projeto e a Codevasf executou a obra, numa execução direta, não foi transferência para o município. Só que, desde 2008, esta obra está parada. Foi concluída a obra, mas a Codevasf precisa fazer a transferência para o município e o município fazer a transferência para a Compesa, que é quem é de direito fazer a manutenção do esgoto. O município tem 100% da sua rede de esgoto concluída. Temos a lagoa de tratamento, mas assim, a situação é de abandono. A gente precisa retomar o diálogo com a Codevasf e a Compesa. Estou pensando, eu acho, que este mês ainda em ter uma reunião com a Compesa e Codevasf para que a gente possa chegar a uma solução e possa realmente para funcionar o esgoto na cidade de Granito.

Izabella Freitas: Prefeito, em relação à zona rural, a gente sabe que na nossa região a chuva tem caído, mas de forma irregular, enfrentamos uma longa estiagem. Como está a situação do homem do campo no município?

João Bosco: A situação hoje com esta seca prolongada, acho que a gente já tem aí uns 7 anos de seca, é uma situação que eu considero difícil. Mas que a gente avançou muito nos últimos anos. Houve muito investimento do governo federal, do governo estadual e do próprio município para construção de poços, de barragens, de açudes, cisternas. Hoje quase toda casa na zona rural do município tem uma cisterna. O que a gente nota é que está havendo um abastecimento de carro-pipa precário. Eu saí agora há pouco de uma audiência com o coronel do exército, responsável pelo abastecimento na nossa região e fiz um relato da nossa necessidade. Precisamos otimizar o nosso abastecimento e também melhorar a fiscalização. A gente sabe que existem desvios de água. Muitas vezes a água não está chegando direto a quem precisa. Precisamos intensificar e eu vou priorizar o abastecimento dágua para que a nossa população não sofra com esta dificuldade de abastecimento de água.

Izabella Freitas: Para conseguir intensificar esta fiscalização, a prefeitura pensa em colocar fiscais da Secretaria de Agricultura para poder está fazendo esta visita para tentar controlar isso aí?

João Bosco: A gente tem o conhecimento do que está acontecendo, a falha. Mas é difícil. O controle é do exército. Eu fiz um relato completo para o coronel e espero que o exército aprimore não só em Granito, mas a gente tem conhecimento de toda a região. Nós temos o consórcio dos prefeitos de toda a região e todos os prefeitos relatam esta dificuldade. A água não está chegando às cisternas. Sabemos que existem desvios também por parte dos Ipa. Precisamos aumentar a fiscalização também dos carros-pipa que são abastecidos através do Ipa, contanto que o recursos que seja direcionado a esta ação chegue realmente às casas das pessoas que estão precisando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here