Início Notícias Ivan Monteiro será presidente interino da Petrobras

Ivan Monteiro será presidente interino da Petrobras

1062

Monteiro está na estatal desde 2015 e era braço direito do então presidente Aldemir Bendine, hoje preso pela Operação Lava-Jato

Correio Brasiliense / Foto: reprodução

O diretor financeiro da Petrobras, Ivan Monteiro, foi escolhido pelo conselho da administração da companhia para ser o presidente interino. Ele ocupará o posto após Pedro Parente deixar o cargo na manhã de hoje. Monteiro está na estatal desde 2015 e era braço direito do então presidente Aldemir Bendine, hoje preso pela Operação Lava-Jato.

O executivo é empregado de carreira do Banco do Brasil, do qual foi vice-presidente Gestão Financeira e de Relações com Investidores. Inclusive, se aposentou na instituição financeira, antes de migrar para a Petrobras. A escolha de Monteiro é vista com bons olhos pelo mercado.

Entretanto, alguns analistas temem que ele não tenha o mesmo nível de liberdade que foi garantido a Pedro Parente no cargo. Deputados e senadores de diversos partidos têm criticado publicamente a política de preços da petroleira e defendem mudanças profundas na estatal.

Resta saber se Monteiro terá autonomia para comandar a Petrobras ou se submeterá aos caprichos políticos do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, preocupados com medidas populistas em ano eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here