Início Notícias População em situação de rua sofre com distribuição de água potável no...

População em situação de rua sofre com distribuição de água potável no Grande Recife

45
Foto: reprodução

Por JC Online

A falta de bebedouros ou filtros com água potável em espaços públicos na Região Metropolitana do Recife tem colocado a população em situação de rua em ainda mais vulnerabilidade.

Em Pernambuco, o número de pessoas em situação de rua supera a marca dos 5 mil. A maior parte delas está concentrada no Recife, que conta com 2697 pessoas nessas condições.

Os dados são do levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, que se baseia no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), instrumento que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.

Para quem está em situação de rua, a falta de acesso à água potável dificulta até o descanso. Muitos deles não conseguem dormir à noite com sede, principalmente quando as ondas de calor atingem o estado. Os principais equipamentos públicos que fazem a distribuição funcionam apenas em dias úteis e até às 17h.

O presidente do coletivo Unificados Pop Rua, Rafael Araújo, relata que a sociedade civil organizada tem buscado resolver a demanda junto ao poder público. “Recife não tem equipamentos públicos com disponibilidade de água potável. Tem durante a distribuição de alimentos, no Restaurante Popular, mas parte da população não tem acesso a equipamentos públicos ou bebedouros públicos”, explica.

De acordo com ele, a proposta de bebedouros públicos na capital pernambucana estava inclusa no Programa Recife Acolhe, mas nunca saiu do papel. Lançada em 2021, a iniciativa busca atender pessoas em vulnerabilidade social e combater a desigualdade social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here