Início Notícias Polêmica no STF continua após Alexandre de Morais recurar proibição de reportagem

Polêmica no STF continua após Alexandre de Morais recurar proibição de reportagem

1094
Polêmica no Supremo continua após Alexandre de Morais recurar proibição de reportagem

(Foto: reprodução)

 A polêmica no Supremo continua mesmo após o ministro Alexandre de Moraes recuar da proibição de reportagens que citavam o presidente do tribunal, Dias Toffoli.

A medida que atingiu a matéria publicada pela revista Crusoé e o site O Antagonista provocou alívio, mas não resolveu o mal-estar gerado pela medida.

A reportagem citava a delação de Marcelo Odebrecht que associou Dias Toffoli ao apelido “amigo do amigo de meu pai” numa planilha apreendida pela Polícia Federal.

Alexandre de Moraes também é o relator do inquérito aberto por determinação do próprio presidente do STF para investigar ofensas e ameaças aos ministros da Corte.

Dentro do tribunal, cresce a pressão para que a investigação seja arquivada, como sugeriu a procuradora geral da República, Raquel Dodge.

Mas o presidente do Supremo não só manteve o inquérito, como também prorrogou por 90 dias o prazo para que o relator apresente as conclusões.

Seguindo a mesma linha da PGR, pelo menos 7 ações solicitam ao Supremo a anulação da ação.

O relator desses pedidos é o ministro Edson Fachin, que pode decidir sozinho ou levar o caso para análise do plenário.

Para o especialista em direito público Rodrigo Machado, o STF ainda deverá viver tempos turbulentos pela frente.

Caso decida levar o tema para análise dos outros 10 ministros, Fachin precisará comunicar Dias Toffoli para marcar a data do julgamento.

Mas o presidente do Supremo insiste que não houve censura às publicações e que as investigações de ameaças aos integrantes do tribunal devem continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here