Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 29 DE ABRIL DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 29 DE ABRIL DE 2015

559

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

AEDA I  – O prefeito de Araripina Alexandre Arraes, reafirmou o seu compromisso de recuperar completamente a Instituição de ensino mais importante do Sertão Araripeano. Certa vez quando a AEDA ainda passava pela pior crise nesses 40 anos de existência, Arraes disse a seguinte frase.

“Se Pernambuco teve jeito, o Brasil está tendo jeito, porquê a AEDA não tem jeito ?”.

AEDA II – Para Maria Ramos este momento é importante para reconhecer aqueles que muito fizeram e também despertar o sentimento de alegria em pertencer à AEDA. “Estamos comemorando quatro décadas voltadas para o ensino superior e isto alegra a todos que já passaram por aqui e estimula aqueles que ainda virão. Será uma festa carregada de alegria e bons momentos”, afirmou.

Fortalecendo o Grupo – O rompimento político do prefeito Alexandre Arraes (PSB) e o ex-prefeito e ex-deputado estadual Bringel (PSDB) ganha mais um capítulo. E nessa “batalha” quem está saindo vitorioso é o prefeito Alexandre Arraes que contabiliza em seu grupo político os “aliados” do ex-prefeito. O jovem empresário e líder político Moisés Filho declarou apoio ao grupo liderado pelo prefeito Alexandre Arraes.  “A nossa decisão de sair do PSDB já está tomada. Estamos conversando com o prefeito e as lideranças do grupo político e posteriormente anunciaremos em qual partido vamos nos filiar”, enfatizou Moisés Filho, ressaltando ainda a sua disposição de disputar as eleições em 2016. “Faz parte do nosso projeto político disputar as eleições de 2016, podendo concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores”, completou.

Desafio  – No próximo sábado, 02, a cidade de Araripina recebe pela primeira vez um grande clube do futsal do Nordeste. Será uma grande partida de futsal amistosa entre as equipes Academia Fitness/Nutrivitta que é o atual campeão regional; e o Santa Cruz da capital pernambucana. O desafio vai acontecer no Ginásio do Sesi a partir das 19 horas e está sendo bastante aguardado, uma vez que pela primeira vez um grande clube se apresenta na região.  Na ocasião, serão sorteados vários brindes com os torcedores presentes.

Corrida do Trabalhador – Assim como no Recife, participarão da Corrida SESI do Dia do Trabalhador, os sertanejos também irão comemorar o Dia do Trabalhador com tênis no pé e colocando mais alguns quilômetros na conta. É que no dia 1º de Maio, Araripina receberá mais uma vez a Corrida do Trabalhador, corrida tradicional na Chapada do Araripe e que atrai bastante corredores do sertão do Cariri e do Vale do São Francisco. Com percurso único de 10 km, a Corrida do Trabalhador dará premiação de 10 mil reais para os vencedores, criando também duas categorias, a de residentes na cidade de Araripina e outra para corredores visitantes, ambas com modalidade feminina e masculina. Vale destacar que os interessados em participar na prova para residentes terão que comprovar ter moradia fixa de pelo menos um ano. A entrega dos Kits da corrida ocorrerá no dia 30 de abril, das 14 às 18h. No dia 1º de maio a largada será às 8h, de frente a Prefeitura de Araripina.

Mountain Bike – Vem aí a 2ª edição do MTB Caatinga Verde 2015. Dia 31 de maio com largada às 09:00 da manhã do Sítio Jardim, zona rural do município. Prepare-se para esse grande evento! Reúna a família e amigos e venha prestigiar os nossos atletas e atletas das regiões circunvizinhas. Informações 87-9107-1594 ou 9163-3323.

Hip Hop – O Grupo Colisão B.Boys de Araripina esteve participando neste final de semana de um importante evento nacional na cidade de Casa Nova, situada no Vale do São Francisco e região Norte da Bahia. O grupo foi vencedor em todas as modalidades disputadas com as seguintes conquistas e os vencedores: 1° lugar individual – Felippe;  2° lugar individual – Michael; 1° lugar trio – Michael, Regis e Felippe; 2° lugar trio – Xoxo, Denis e Denilson; 3°- Zidane ganhou participando com uma crew de fora.

Poder , Política e Bastidores II – 29 DE ABRIL DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

As propostas de fusão de partidos que se encontram mais adiantadas são a do Democratas com o PTB e a do PPS com o PSB

Coincidência ou não, depois que Dilma Rousseff sancionou o OGU deste ano que destina 867 milhões para os partidos políticos, acelerou-se o debate sobre a fusão de legendas. O interesse é aumentar as bancadas na Câmara Federal para ter direito a uma maior fatia do chamado fundo partidário. A proposta de fusão mais adiantada é a do PTB-DEM, que passaria a ter no Congresso 47 deputados federais e 8 senadores. O que se discute agora é a composição do comando nacional. Em seguida aparece a do PPS-PSB, que será debatida em Brasília nesta quarta-feira pelo Partido Socialista Brasileiro. O partido que surgiria dessa fusão teria 43 deputados federais e 6 senadores. No entanto, não é apenas o fundo partidário que está em jogo nesse ajuntamento de legendas. O tempo de televisão também é importante porque estará valendo ouro na sucessão presidencial de 2018 quando se enfrentarão, de novo, o PT e o PSDB.

Homenagem a um enxadrista

De 1º a 3 de maio será realizado no Hotel Jangadeiro, no Recife, o VIII torneio de xadrez Miguel Arraes de Alencar com presença de enxadristas do país inteiro. O certame classifica o campeão e o vice para o campeonato brasileiro. Arraes fundou o Clube de Xadrez de Pernambuco aos 17 anos de idade (1933) e quando assumiu o Governo do Estado pela 1ª vez (1963) trouxe o campeonato brasileiro para Pernambuco. E foi um grande enxadrista na política.

Veto – Embora com algum atraso, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, principal cabeça política do PSDB pernambucano, posicionou-se ontem contra o “impeachment” de Dilma, fazendo coro com o ex-presidente FHC e o senador José Serra. Já Aécio Neves, em Brasília, determinou ao líder na Câmara, Carlos Sampaio (SP), que pare de fazer brincadeira com este assunto.

Redução – Com o desligamento de Marta Suplicy (SP) do Partido dos Trabalhadores, Humberto Costa (PT-PE) terá um senador a menos para liderar a partir desta quarta-feira (29).

Exceção – Diferentemente do que se disse ontem na coluna, o PSDB elegeu um representante para a Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições de 2014: Claudiano Martins Filho.

Morte – Foi sepultada ontem em Araripina Maria Alice Muniz Falcão, de 96 anos de idade, irmã do ex-governador Muniz Falcão (AL) e tia da deputada estadual Socorro Pimentel (PSL).

Ausência – Pena que Eduardo Campos tenha morrido em 2014 sem poder assistir ao coroamento de uma luta empreendida por ele, no mais absoluto sigilo, para trazer a fábrica da Fiat para Goiana, inaugurada ontem por Dilma Rousseff. Do ponto de vista econômico, esse empreendimento é mais importante que a refinaria.

Compaz – Já que a prefeitura do Recife não tem recursos para concluir os Compaz iniciados no Bongi e no Alto de Santa Terezinha, o secretário de segurança cidadã, Murilo Cavalcanti, continua fazendo o que mais sabe e gosta: levando políticos de Pernambuco para conhecer as políticas sociais da Colômbia (Bogotá e Medellín).

Corte – Por causa da crise dos municípios, prefeitos de várias cidades do interior decidiram encurtar a programação dos festejos juninos. Quem deu o pontapé foi Édson Vieira (PSDB), de Santa Cruz do Capibaribe, mas outros 15 do Agreste e da Zona da Mata deverão imitá-lo. Eles vão se reunir hoje em Agrestina, na sede do consórcio intermunicipal, para decidir o tamanho do corte. O de Caruaru não será afetado.

Poesia – A veia poética do ex-deputado Pedro Eugênio (PT) foi apresentada aos amigos em sua missa de 7º dia. No poema “Meu Livro” ele disse o seguinte: “Meu livro ainda não foi escrito/ Mas sinto, pressinto/ Seu cheiro, seu dorso, cheio de estrelas/ Cheio de sons/ De vozes/ Pressinto que vem vindo/ Que é pleno de coisas cruas/ Nuas//. Meu livro não será de ilusão/ Será de vida/ Será de angústias parido/ Servirá para redimir”.

Poder , política e Bartidores III – 29 DE ABRIL DE 2015

Por  Por Claudio Humberto – Radar

Lula ainda atribui a Mercadante erros do governo

Conversa vai, conversa vem, e Lula continua atribuindo ao ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) as trapalhadas do governo Dilma. Em conversa com líderes aliados, há dias, ele reafirmou a crítica. Disse – referindo-se a Mercadante – que Dilma é cercada de “gente desastrada para quem não dei a menor bola em oito anos como presidente”. Lula acha que os erros de Dilma decorrem de “conselhos” do ministro.

O maior erro

Trombar com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha foi, para Lula, o maior erro político de Dilma, por influência do chefe da Casa Civil.

Grosserias inúteis

Lula acha que Dilma errou ao hostilizar Barack Obama, no caso da espionagem, e a Indonésia, pela execução do traficante Marco Archer.

Respeito é bom

Segundo Lula, Dilma deveria ter feito a visita de Estado a Washington, que ela cancelou, e respeitado as leis internas da Indonésia.

Sem ‘mea culpa’

Ao criticar Dilma, Lula esquece um detalhe: a culpa é dele, por dar cartaz ao aspone Marco Aurélio Top-Top, que define a política externa.

Cunha sinaliza aceitar pedido de impeachment

O Planalto acendeu a luz amarela após reunião de última hora entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e líderes aliados, na noite desta segunda. Deputados saíram com a certeza que o impeachment de Dilma não está sepultado, como Cunha tem dito à imprensa. Nenhuma decisão sobre o assunto deve ser tomada antes de 27 de maio, quando é esperada marcha contra Dilma em Brasília.

Muy amigos

Depois de Eduardo Cunha, os “aliados” se reuniram com a oposição. E Carlos Sampaio (PSDB-SP) deve aumentar a pressão sobre Cunha.

Começo modesto

A oposição já chama de “Marcha dos 100 mil” a caminhada entre São Paulo e Brasília de defensores do impeachment.

De onde vem

A marcha é liderada pelo Movimento Brasil Livre, que também tem organizado protestos contra Dilma, e inspirada em Luiz Carlos Prestes.

Ganhando tempo

O dono do PDT, ex-ministro Carlos Lupi, prometeu a senadores indóceis que em junho o partido sai da base de apoio ao governo. Os senadores fingiram acreditar. Sabem que ele tenta ganhar tempo.

Renan encolheu

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anda amuado com o poder de Eduardo Cunha. Ele se irritou ao ser questionado sobre o tema: “Eu não vou rebaixar a discussão”. Mas sabe que foi rebaixado de patamar.

Boquinha amiga

O PP se reuniu com Michel Temer para definir cargos no segundo escalão. Mais da metade dos parlamentares do PP está atolada no assalto à Petrobras, mas nenhum deles abre mão das boquinhas.

Calma lá

A filiação da senadora Marta Suplicy (SP) será definida nesta quarta no PSB, em Brasília, partido pelo qual ela pretende disputar a prefeitura paulistana. Mas PV, PPS, PDT e SD também querem o passe dela.

Saboia no Senado

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), assinou finalmente a nomeação do diplomata Eduardo Saboia, punido por Dilma após salvar a vida do ex-senador Roger Pinto Molina, perseguido pelo cocaleiro boliviano Evo Morales.

De olho em 2022

Após o alvoroço com Aécio Neves (PSDB-MG), há dias, ontem Jair Bolsonaro (PTB-RJ) também foi cercado por crianças, na Câmara. Ele caprichou na simpatia com os eleitores do futuro.

Só podia dar nisso

A prefeita de Baltimore, uma banana, parece tão brasileira quanto sua cidade rebelada: jovens sem oportunidades, educação que não educa e políticos conhecidos pelas promessas não cumpridas. Só em 2014 a violência da polícia resultou em indenizações de US$ 7 milhões.

77 anos

Comemora-se nesta quarta o 77º aniversário do Conselho Nacional do Petróleo, de onde saíram os brasileiros que transformaram a Petrobras numa grande empresa… até ser assaltada pela “cumpanherada”.

Cadê o governo?

Senadores fazem graça com a vacância, por cem dias, do cargo de Líder do Governo no Congresso. Se não há governo, líder para quê?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here