Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 28 DE ABRIL DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 28 DE ABRIL DE 2015

576

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Município Educador  –  O povoado da Ponta da Serra em Araripina, próximo ao distrito de Gergelim, vai receber em breve uma Escola Nucleada no valor de um milhão de reais, é uma das doze escolas nucleadas espalhadas pelo município. As unidades escolares contarão, cada uma, com seis salas de aula, hall de entrada, sala de administração, almoxarifado, sala de professores, sanitários masculino e feminino, adaptados para o uso deportadores de necessidades especiais,cozinha,refeitório, sala multiuso,sala de telefonia e apoio à informática, além de um amplo espaço para as crianças brincarem (S.T.I.).Um investimento na ordem de R$ 20 milhões e que irábeneficiar, num futuro próximo, mais de 2.400 alunos do município. 

Mais educação – A construção do Plano Municipal de Educação –PME é um documento obrigatório exigido pelo Art. 8 da Lei 13.0005 de junho de 2014 que deverá ser concluído até 25 de junho de 2015. Os municípios terão que alinhar seus planos municipais ao Plano Nacional de Educação, no qual foram estabelecidas as metas e estratégias para a Educação Nacional para o próximo decênio. O PME preconiza o que está posto no Plano Nacional de Educação. De forma resumida, os principais aspectos norteadores abordados são: a universalização, a qualidade do ensino, a formação e valorização dos profissionais, a democratização da gestão e o financiamento da educação.

Casamento Coletivo – A Prefeitura Municipal de Araripína, através da Secretaria da Mulher está preparando um grande presente para esse mês de maio, que celebra o “Mês das Noivas”. O município estará realizando uma grande festa para celebrar o casamento coletivo, com vários casais dizendo sim e oficializando o matrimônio.

Diretor  – O empresário da cidade de Ouricuri, do setor gesseiro Assis Jr. Diretor do Gesso Santa Terezinha, ex Diretor da CDL, assumiu mais um desafio, agora Diretor Adjunto da FIEPE, unidade de Araripina. 

Violência domestica  – Desenvolver políticas públicas que possibilitem o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, foi a tônica de interessante reunião promovida pela Secretaria especial de Políticas para a Mulher, através da sua secretária Maderleide dos Santos Oliveira. 

Corrida do Trabalhador – No dia primeiro de maio acontece a tradicional Corrida do Trabalhador, uma realização da Prefeitura Municipal de Araripina, através das Secretarias de Esportes e Cultura e contará com a participação de atletas do município e de outras cidades da região e de outros estados. 

Visita técnica – Com o projeto “Empreender e Acolher no Araripe”, sendo executado na região pelo SEBRAE-Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, promoveu entre os dias 23 a 25 de abril, uma visita técnica na cidade de Areia (PB) com foco na experiência do desenvolvimento através do turismo. A cidade paraibana é referência nacional e internacional na produção econômica associada ao turismo através da exploração sustentável das belezas naturais.

Trabalho infantil – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoverá de amanhã (28) até quinta-feira (30) uma série de atividades no Sertão do estado voltadas à capacitação de conselheiros tutelares e coordenadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CRAS e CREAs). Sob a coordenação do procurador do Trabalho, Ulisses Dias de Carvalho, a programação terá como temática o combate ao trabalho infantil. O objetivo da capitação é a promoção de debates relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente na identificação desses casos. O evento será descentralizado, com polos em Ouricuri (Araripe), Salgueiro (Sertão Central) e Floresta (Itaparica). A expectativa é que, ao todo, compareçam cerca de 200 profissionais.

Poder , Política e Bastidores II – 28 DE ABRIL DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

O PSDB tem uma presença insignificante em grandes colégios eleitorais de Pernambuco a exemplo de Petrolina, Caruaru e Garanhuns

Cumprindo resolução da executiva nacional, o PSDB de Pernambuco vai dissolver as comissões provisórias dos municípios em que o partido não recebeu pelo menos 6% dos votos para deputado em 2014. A recomendação faz parte do planejamento estratégico da legenda, que pela primeira vez em sua história resolveu planejar as próximas eleições. Tudo sempre foi feito com muito amadorismo, olhando-se muito mais o interesse da cúpula do que das bases e o Estado de Pernambuco ilustra bem essa situação. Em que pese o partido em 2014 ter elegido três deputados federais, não elegeu ninguém para a Assembleia Legislativa e tem uma presença insignificante em grandes colégios eleitorais do interior como Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e Garanhuns. O partido virou a coqueluche da classe média após o escândalo da Petrobras mas para transformar simpatia em voto é preciso ir atrás dos eleitores.

Um casamento sem namoro

O ministro Armando Monteiro, presidente do PTB de Pernambuco, define como “casamento sem namoro” a proposta de fusão do seu partido com o DEM que é defendida pelos presidentes Cristiane Brasil (PTB) e José Agripino (DEM), respectivamente. A maioria dos petebistas é contrária ao “casamento”. Mas nada poderá fazer para impedi-lo porque o partido não é dirigido por um colegiado. Tem um único dono, que é o ex-deputado Roberto Jefferson. E ponto final.

Elite – Membros da CPI da Petrobras foram recebidos ontem no Rio de Janeiro pela diretoria da empresa. Kaio Maniçoba (PHS-PE), 3º vice-presidente, integrou a comitiva que foi liderada pelo presidente Hugo Mota (PMDB-PB) e o relator Luiz Sérgio (PT-RJ). Para quem, como ele, que é sertanejo e está cumprindo o 1º mandato, fazer parte da “elite” do Congresso é uma glória.

Racha – A vice de Serra Talhada, Tatiana Duarte (PP), que está rompida com o prefeito Luciano Duque (PT), foi recebida no Palácio das Princesas pelo secretário Antônio Figueira (Casa Civil).

Líder – Dilma está sem líder do governo no Senado desde fevereiro e não apareceu nenhum peemedebista interessado no cargo. Humberto Costa (PP) é quem, na prática, desempenha esse papel.

Rebeldia – Mesmo contra a opinião de FHC e Serra, o líder tucano na Câmara Federal, Carlos Sampaio (SP), promete apresentar amanhã à mesa diretora o pedido de impedimento de Dilma Rousseff.

Sonho – Como sempre faz desde 2007, o secretário de planejamento e gestão, Danilo Cabral, pretende transformar a festa de seu aniversário, amanhã, no “Boteco” do Recife Antigo, num ato político. Ele sonha, e não esconde isto de ninguém, disputar um cargo majoritário pelo PSB já nas eleições de 2018.

Máquina – João Paulo, Fernando Ferro e João da Costa poderiam ser nomeados por Dilma para cargos de 2º escalão. Mas de tanto se ouvir que o governo “aparelhou” a máquina após a chegada de Lula ao poder (2003) talvez fiquem desempregados. Até Pedro Eugênio, que era um quadro de excelência, ficou esquecido.

Seca – Como costuma dizer o bispo de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, que é italiano, muita coisa mudou no Nordeste nos últimos 40 anos, menos a maneira de se conviver com a seca. A Compesa, por exemplo, abriu ontem uma licitação para contratar novos carros-pipa, além dos 250 que já possui, para abastecer municípios do interior que estão sem água. É um filme que se repete há várias décadas.

Simples – Fernando Filho (PE), líder do PSB na Câmara Federal, fez um apelo a Joaquim Levy para renegociar as dívidas das empresas inscritas no Simples. Não deverá ser atendido porque o governador Paulo Câmara pediu algo muito mais simples – o aval da União para contrair um empréstimo externo – e o ministro da fazenda disse “não”. E Pernambuco contava com esse dinheiro para fechar suas contas de 2015.

Poder , política e Bartidores III – 28 DE ABRIL DE 2015

Por  Por Claudio Humberto – Radar

28 de Abril de 2015

Acusado de ‘roubar demais’, PT quer o PDT fora

Apesar da crise política e das seguidas derrotas em importantes votações no Congresso, parlamentares petistas pressionam a cúpula do partido a romper com o PDT de Carlos Lupi, demitindo o ministro Manoel Dias (Trabalho), por ele indicado. É uma reação a Lupi, que dias atrás acusou o PT de “roubar demais” no governo. Esse caso foi um dos itens da conversa de Dilma com Lula, ontem, em São Paulo.

Engolindo sapos

Lula avalia que é hora de “engolir sapos” e “ciscar pra dentro”, por isso não concorda com a expulsão do PDT da base de apoio do governo.

Caindo fora

A inciativa de rompimento pode ser do próprio PDT: é o que pretendem senadores pedetistas, em carta aberta a Carlos Lupi divulgada ontem.

Aniquilamento

O senador Cristovam Buarque (DF) acha que continuar apoiando Dilma pode levar ao aniquilamento do partido fundado por Leonel Brizola.

Ricas boquinhas

O ex-ministro Carlos Lupi não quer romper com o PT. Para a turma dele, é duro se desapegar das boquinhas no Ministério do Trabalho.

Dilma cala sobre brasileiros condenados nos EUA

O Planalto passou a bola para o Itamaraty e não informou a atitude de Dilma quanto a brasileiros que estão no corredor da morte nos Estados Unidos. Um deles, Fernando Pereira Leite Filho, matou com 17 golpes de tesoura a própria mãe, corretora de imóveis querida dos brasileiros de Miami. Outro condenado é Saulo dos Reis, que atraiu uma menina de 13 anos pela internet, em Connecticut, e a estuprou e matou.

Reação infantil

Na execução do traficante Marco Archer na Indonésia, Dilma reagiu com tanta virulência que até arruinou as relações com o país.

Valentia para baixo

Diplomatas não acreditam que Dilma repita, nos EUA, sua “valentia” contra a Indonésia, quando hostilizou o embaixador em Brasília.

Regra eficiente

Na Flórida, a regra é clara: apenas sacar arma de fogo dá 10 anos de cadeia e 20 anos para quem atira. Mais: matou, morre executado.

Aposta na rejeição

Na bolsa de apostas dos ministros do Supremo Tribunal Federal, durante o lanche das 16h, prevalece a avaliação de que o Senado, em decisão inédita, deve rejeitar a indicação do advogado Luiz Fachin. “Os senadores não são idiotas”, resumiu um dos ministros a esta coluna.

Governo fraco

Mesmo com a mudança na coordenação política do governo, o índice de apoio ao governo no Congresso caiu em abril. De nove votações nominais abertas ocorridas no mês, o governo perdeu seis.

Nem te ligo

O vice Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha ignoraram declaração do senador Cristovam Buarque ao New York Times, ontem, de que o trio aplicou um “golpe de Estado” na presidente Dilma.

Disque-Venina

A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa, em sua conta no Facebook, anda exortando seus colegas da Petrobras a denunciarem irregularidades da estatal. Ela pedem denúncias em off e in box.

Bolsa dividida

Eduardo Cunha quer inserir na proposta de redução da maioridade penal uma mudança na “bolsa-bandido”, instituída por Lula. A ideia é dividir o auxílio entre as famílias das vítimas e as dos seus algozes.

Homenagem

Bem que a “cumpanherada” poderia dedicar ao mensaleiro fujão Henrique Pizzolato o seu próprio programa de TV em rede nacional. Vai ao ar no dia 11 de maio, exatamente quando o ladrão transitado em julgado vai ser transferido do presídio de Modena para a Papuda.

Novos aliados

Ameaçando engavetar a terceirização, Renan Calheiros quis atrair novos aliados. Conseguiu. Agora, a pelegada da CUT, UGT e CTB virou “renanzista” desde criancinha, na disputa com Eduardo Cunha.

Cristãos sem fé

Deputados cristãos reclamam do líder do PSC, André Moura (SE). Ele não compartilha e nem ao menos distribui migalhas do poder com os liderados. Moura preside a comissão da redução da maioridade penal.

Feriadão

Ontem foi celebrado o Dia da Anta. Pela ausência das excelências no Congresso e no Planalto, deve ter sido feriado nessas casas ilustres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here