Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 27 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 27 DE MARÇO DE 2015

527

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Agora é mãos a obra – As equipes espalhadas pelos bairros mais prejudicados pela grande chuva desta quarta feira (25) em Araripina, e mais o Comitê central que funciona no Corpo de Bombeiros, tiveram uma quinta-feira de ações, planejamentos e visitas aos locais mais atingidos.

“Por onde andamos vimos que erros cometidos no passado, desafiam a natureza e claro, mais cedo ou mais tarde ela reage.  Hoje nosso trabalho é o enfrentamento para que não falte o básico, mas não vamos permitir que nossos conterrâneos sofram ainda mais morando em condições sub-humanas, vamos trabalhar para estruturar essas localidades, cujas imagens falam por si”, disse o prefeito Alexandre Arraes.

Solidariedade – Nossos irmãos do Recife, estão se mobilizando para ajudar os Araripinenses, que foram atingidos pela enchente, hoje a tarde o empresário e cantor Jesuíno Barbosa entrou em contato com o Blog Dante Arruda, e pediu para divulgar o local de coleta no Recife, para receber doações para os desabrigados, LOCAL DE ENTREGA: Transportes TREVO. Av: Recife, 493 A Estancia, telefones (81) 3254-8284 e (81) 9912-0188.

Trégua – Não chove em Araripina desde  a madrugada da quarta-feira, quando caiu o temporal de quase 90 mm em pouco mais de uma hora e deixou centenas de pessoas desabrigadas.Segundo a APAC, é pouco provavel que chova forte nos próimos dias.

Ajuste de conduta – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, firmou na última semana, cinco Termos de Ajuste de Conduta (TACs) com empresas da região do Araripe. As empresas assumiram obrigações referentes ao trabalhador, tratando da segurança no trabalho com máquinas e equipamentos. Os TACs garantem que os funcionários possam exercer sua função em condições mais segura no polo gesseiro.

Assalto – Na tarde dessa quinta-feira (26) por volta das 14h00, a loja Cellcon foi assaltada, ação foi rápida, primeiro ele passou em frente à loja para ver como estava o movimento, aproveitou que não tinha ninguém dentro do estabelecimento, entrou e anunciou o assalto. O que chama atenção é a calma do assaltante hora da ação, ele fez tudo tranquilamente.

Fundo de previdência A polêmica na discusão em torno da aprovação do parcelamento do Fundo de Previdência dos Servidores de Santa Cruz, foi além do esperado na Casa Dr. José Coriolano Sobrinho. Depois de muita discussão e rejeição das explicações do advogado Dr. Herder, por parte dos vereadores Zé Neildo (PR) e Dr. Carlos (PHS), o vereador Luciano Nunes (PSB), solicitou ao presidente Telvando (PR), que o convocasse  para esclarecer o projeto, colocando que “informações nunca são demais”.

Inscrições abertas Estão abertas até o dia 1° de abril as inscrições para 64 vagas para o Processo Seletivo Complementar 2015 do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE, para primeira entrada nas modalidades Ensino Médio Integrado, Proeja e Subsequente.

Os interessados devem comparecer à Secretaria do Controle Acadêmico do Campus Ouricuri com o original e cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (Ficha Modelo 18), para estudantes que vão concorrer nas modalidades Ensino Médio Integrado e Proeja.

Técnico em Radiologia – A Prefeitura de Serrita publicou nessa terça-feira (24) o edital n° 005/2015, complementando e retificando o edital n° 001/2015 de concurso público. Atendendo decisão judicial do juiz federal da 20ª Vara Federal de Pernambuco, CONSULPAM Consultoria, empresa responsável pelo certame, reabriu o prazo para novas inscrições para o cargo de Técnico em Radiologia.

Conselheiros Tutelares –  A cidade de Salgueiro vai sediar nessa sexta-feira, dia 27, o “I Encontro Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Sertão Pernambuco e do Sertão do São Francisco do Estado de Pernambuco”.

Com o tema “Mobilizar para fortalecer”, o encontro será realizado no Spaço Fest, localizado na Rua Casal Joaquim Levino, n° 30, no centro da cidade. O evento começa às 8h e se estende até às 17h.

Poder , política e Bartidores II – 27 DE MARÇO DE 2015

Por Inldo Sampaio – Fogo Cruzado

Dilma pede apoio a quem pediu

Governadores dos nove estados do Nordeste foram a Dilma Rousseff na última quarta-feira com uma lista de pedidos que ia de mais recursos para a área de saúde à abertura de uma linha de crédito para a construção de obras hídricas. A presidente os recebeu no Planalto como recomenda a boa política: com um abraço forte e tapinha nas costas. No entanto, não acenou com nenhum tipo de ajuda enquanto o Congresso não aprovar o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy. Espertamente ela devolveu aos governadores o mesmo pedido de ajuda que eles lhe fizeram, dizendo que só haverá dinheiro para investimentos se o ajuste fiscal for realizado. Foi uma recomendação ao bloco para que convença os seus deputados e senadores a votarem a favor das medidas fiscais. Se a maioria dos 188 congressistas nordestinos seguir a orientação dos governadores um passo importante terá sido dado para a aprovação do ajuste.

Dilma não se negará a dar apoio aos governadores do Nordeste, desde que o Congresso Nacional aprove o ajuste fiscal proposto por ela

Pela volta da refinaria

Como o Maranhão não sofre com seca, o governador Flávio Dino (PCdoB) foi o único do Nordeste que não pediu dinheiro a Dilma para fazer obras hídricas. Tudo que ele quer do atual governo é a revisão da decisão da Petrobras de cancelar a planta da refinaria que estava prevista para aquele estado. Essa refinaria, aliás, que foi prometida aos maranhenses no governo Lula, é a única coisa que une Sarney ao atual governador, como uniu em Pernambuco Arraes e Marco Maciel.

Visita – O vice-governador Raul Henry (PMDB) viajará segunda agora a Fortaleza, junto com o secretário Fred Amâncio (educação), para conhecer um dos programas educacionais do governo Cid Gomes. Vai retribuir a visita que o então ministro da educação fez a Pernambuco, no início deste ano, para conhecer o modelo das escolas de tempo integral do governo Eduardo Campos.

Greve – Foi um alívio para Paulo Câmara a decisão tomada pelo Sintepe de fazer uma “greve de advertência” de 48 horas. No Paraná o governador Beto Richa enfrentou uma paralisação de 29 dias.

Páscoa – Os deputados Socorro Pimentel (PSL) e Vinicius Labanca (PSB) vão se ausentar do Brasil na Semana Santa. Socorro fará um giro pela América Central e Labanca pela Suíça e Portugal.

Chuva – O Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê chuvas agora em abril, na bacia do São Francisco, dentro da “média histórica”. É uma boa notícia para a Chesf e suas usinas de energia elétrica.

Paciência – Formado na escola do velho “partidão”, o secretário Milton Coelho (foto) é quem comanda as negociações, pelo lado do governo, com os sindicatos de servidores públicos. Ele tanto tem paciência para lidar com sindicalistas como sabe encerrar o papo se a conversa perder a objetividade.

Palmas – O PCdoB comemorou seus 93 anos de fundação no Convento de Santa Teresa, em Olinda, para provar que não tem preconceito contra quem professa a fé cristã. O partido foi fundado em 1923, em Niterói (RJ), por um grupo de 11 pessoas, entre elas o pernambucano Cristiano Cordeiro.

Posse – O sindicalista Rinaldo Júnior assumiu ontem, numa solenidade festiva, a presidência da Força Sindical em Pernambuco. Ele é suplente de deputado estadual pelo PDT e entrou no lugar de Aldo Amaral, suplente de federal pelo PRB. É o 3º presidente da Força em Pernambuco nos últimos oito anos.

Calvário – Há exatamente três anos o presidente nacional do DEM, José Agripino, defendia a expulsão dos quadros do partido do então senador Demóstenes Torres (GO) por quebra do decoro parlamentar. Demóstenes ia regularmente à tribuna dar aulas de “ética” ao país, até que se descobriu que ele tinha ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Agora o acusado é o próprio Agripino.

Corte – Se aplaudimos o “Mais Médicos”, está na hora do “Menos Ministérios”, diz o senador Renan Calheiros ao defender a extinção de 50% das pastas ministeriais do governo Dilma. Como forma de racionalizar a máquina, a redução tem razão de ser. Mas como contribuição ao ajuste fiscal o efeito é zero. É que há pelo menos 10 ministros que só têm uma sala, motorista e meia dúzia de assessores.

Poder , política e Bartidores III – 27 DE MARÇO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

27 de Março de 2015

Lula quer Mercadante embaixador, ‘bem longe’

O ex-presidente Lula voltou a insistir na demissão imediata do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), como “única saída” para a retomada do entendimento com o PMDB. A idéia de Lula é nomear Mercadante embaixador, aonde ele quiser, “de preferência bem longe”. Lula se irritou com a nova trapalhada do ministro, que fez Dilma desafiar o PMDB ajudando a fundar o Partido Liberal (PL), de Gilberto Kassab.

Política estomacal

Visceral, Mercadante faz política com raiva, e quis se vingar do PMDB e do “emparedamento” do governo no Congresso, dando força ao PL.

Janela de deserção

A criação de partido, como o PL, abre a janela para transferência de deputados sem risco de perder o mandato. A idéia é esvaziar o PMDB.

Irrelevâncias

Após tornar o ministro Pepe Vargas (Articulação) irrelevante, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está louco para encarar Mercadante.

Enquadramento

Eduardo Cunha se recusou a receber Pepe Vargas, afirmando que não aceitava intermediários nas relações “entre presidentes de poderes”.

Dilma submeteu Traumann a humilhação final

Demitido nesta quarta (25) do cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann deixou funcionários do Planalto constrangidos com a humilhação a que se submeteu na segunda-feira (23). Ele ficou plantado durante todo o dia na porta do gabinete de Dilma, implorando inutilmente para ser recebido por ela. Pretendia explicar o documento cujo vazamento, dias atrás, a irritou.

Adiamento

O ex-ministro também pretendia pedir a Dilma para ficar no cargo até junho, a fim de “descolar” sua saída do caso do documento vazado.

Diversionismo

Traumann divulgou haver retornado de breves férias na terça-feira, mas ele voltou ao Planalto na segunda, quando insistiu em falar com Dilma.

Casca grossa

A repulsa de Dilma não é pessoal. Também maltratava a antecessora dele, Helena Chagas, e tem o hábito de submeter auxiliares a bullying.

Vasos comunicantes

O deputado JHC (SD-AL) meteu Graça Foster em saia justa, ontem, ao conferir se ela apoiou a indicação de Luiz Eduardo Carneiro (já convocado para depor) para presidir a Sete Brasil. Ela confirmou. A empresa enrolada no petrolão é obra de André Esteves, do banco BTG.

Tutti buona gente

A Sete Brasil, em cuja gestão Graça Foster admitiu meter o bedelho, foi antes dirigida pelo ex-gerente Pedro Barusco, o corrupto confesso que foi braço direito do ex-diretor petista da Petrobras Renato Duque.

Bancada do petrolão

Graça Foster chegou à CPI da Petrobras na Câmara cercada da “bancada do petrolão”, de deputados do PT. Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) ironizou a tropa de choque: “O depoimento é só da Graça”

Foto na parede

Desafeto de Lula, que o detesta, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), mantém relacionamento tão amistoso com Dilma que até pendurou uma foto oficial da presidente em seu gabinete.

Oráculo

O ex-senador José Sarney está montando um instituto, ainda sem nome definido, no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília. Ali, ele pretende trabalhar e receber políticos. Quer manter a influência.

Plenário vazio

A ida de Ricardo Berzoini na Câmara nem de longe lembrou o show de Cid Gomes. Com duas dúzias de parlamentares, parecia mais tricô de comadres. Esvaziou de vez com o início do jogo Brasil 3×1 França.

Outra derrota

O governo também foi derrotado na Câmara na aprovação do projeto relatado pela deputada Gorete Pereira (PR-CE), que assegura mamografia a partir dos 40 anos. O governo insistiu nos 50 anos.

Cumprindo tabela

Os funcionários da liderança do governo no Senado, que não são poucos, estão feito baratas tontas. Quase dois meses depois do início do ano Legislativo, o novo líder do governo ainda não foi definido.

Pensando bem…

…após tantas trapalhadas, o ministro Aloizio Mercadante já pode ser considerado o co-piloto alemão de Dilma, no governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here