Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 21 DE ABRIL DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 21 DE ABRIL DE 2015

652

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Eleição 2016 – A campanha para tentar conquistar a prefeitura de Araripina já está nas ruas. Neste fim de semana o ex-deputado Raimundo Pimentel foi visto em companhia da deputada estadual Socorro pimentel, visitando alguns estabelecimentos comerciais na zona rural do município. O vereador Evilásio Mateus fez parte da comitiva, que não contou com a presença dos novos integrantes da oposição.

Vereadores  – Em reunião na manhã desta segunda-feira (20), o presidente da Associação de Vereadores do Araripe (AVA), Ubirajara Araripe, também presidente da Câmara Municipal de Trindade, ofereceu aos parlamentares presentes uma pequena palestra sobre Marketing Político com o palestrante Leonarth Piacó.

Bike  – Vem aí a 2ª edição do MTB Caatinga Verde 2015. Dia 31 de maio com largada às 09:00 da manhã do Sítio Jardim, zona rural do município. Prepare-se para esse grande evento! Reúna a família e amigos e venha prestigiar os nossos atletas e atletas das regiões circunvizinhas. Informações 87-9107-1594 ou 9163-3323.

Corrida  –  No dia primeiro de maio acontece a tradicional Corrida do Trabalhador, uma realização da Prefeitura Municipal de Araripina, através das Secretarias de Esportes e Cultura e contará com a participação de atletas do município e de outras cidades da região e de outros estados. A corrida do trabalhador será dividida nas seguintes categorias: visitantes (masculino e feminino) – atletas que não residem em Araripina; e prata da casa (masculino e feminino), atletas que comprovem residência fixa de no mínimo um ano. A prova terá o percurso de 10 Km, com largada na Rua Coelho Rodrigues (em frente à sede da prefeitura) e chegada no mesmo local. A concentração dos atletas acontece às 07h e a largada às 08h.

Sucesso – A 6ª edição da Caprinofiló – Feira da Caprinovinocultura de Santa Filomena – promovida pela Prefeitura Municipal. Reunindo criadores de varias cidades do nordeste, a feira atraiu milhares de pessoas, que além participarem da exposição de negócios, também curtiram grandes shows com atrações artísticas.

Poder , Política e Bastidores II – 21 DE ABRIL DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

O pernambucano Bruno Araújo foi um dos deputados federais do PSDB que convenceram Aécio Neves a aderir à tese do “impeachment”

O ex-presidente Fernando Henrique prestou um enorme serviço ao Brasil ao advertir publicamente o seu partido de que o “impeachment” de Dilma Rousseff não pode ser “tese” do PSDB. Há que se verificar preliminarmente, disse ele, se a presidente cometeu ou não crime de responsabilidade que justifique o seu afastamento do cargo. Mas não são os partidos de oposição que irão dizer se houve ou não a prática desse crime, tampouco pareceres de juristas, e sim a Justiça, afirmou FHC. Foi uma paulada sem tamanho no lombo do senador Aécio Neves, que vinha se comportando com moderação em relação a este fato, porém pressionado por vários deputados da bancada federal, entre os quais o pernambucano Bruno Araújo, aderiu à tese do “impeachment” a pretexto de que o PSDB não poderia ficar a reboque do Solidariedade (o primeiro partido a pregar o afastamento de Dilma) nem do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

A trindade peemedebista

A maioria dos brasileiros que defende o “impeachment” de Dilma Rousseff não sabe que o eventual afastamento dela culminaria com a ascensão do vice Michel Temer à Presidência da República. Pensam que Aécio Neves (PSDB) é quem seria convocado para substituí-la. É por isso que FHC já havia alertado lá atrás: “Tirar Dilma pra botar quem?” Ou seja, sem Dilma no governo o país ficaria nas mãos da trinca Michel-Renan Calheiros-Eduardo Cunha (PMDB).

Força  Com a posse, amanhã, do suplente Manoel Botafogo, na Assembleia Legislativa, em substituição a Manoel Santos (PT), a bancada “guilhermista” ficará mais forte ainda. Botafogo pertenceu ao PSDB até 2013 e foi arrastado por Guilherme Uchoa para o PDT a fim de ser candidato a deputado estadual. Torna-se, a partir de agora, forte candidato a prefeito de Carpina.

Serra 1 – Mesmo sendo preto, pobre e vinculado ao sindicalismo rural, Manoel Santos (PT) foi majoritário em Serra Talhada, nas últimas eleições, para deputado estadual, com 8.886 votos.

Serra 2 – Obtiveram menos votos que ele o candidato eleito Rogério Leão (PR), apoiado por Inocêncio e Sebastiao Oliveira, e o deputado Augusto César (PTB) que disputou a reeleição.

Comenda – Leitor da coluna informa que além de Roberto Magalhães e Eduardo Campos, mais dois ex-governadores receberam do Governo de MG a Medalha da Inconfidência: Marco Maciel e Joaquim Francisco.

Futuro – A tese de que o PT precisa “refundar-se”, defendida pelo ex-governador Tarso Genro (RS), aplica-se em cheio a Pernambuco. O partido não tem mais representantes na Câmara Federal e ficou com apenas dois deputados estaduais, um do Recife (Teresa Leitão) e outro de Petrolina: Odacy Amorim (foto).

Refinaria – Comissão especial da Câmara Federal esteve recentemente no Maranhão e no Ceará para observar o canteiro de obras das refinarias que a Petrobras desistiu de fazer após ter gasto R$ 4 bilhões só nas obras de terraplanagem. A do Maranhão fica no município de Bacabeira e a do Ceará no município de Caucaia.

Defesa – Até ontem, os advogados do ex-deputado Pedro Corrêa (PP) tinham dúvida sobre a eficácia da tese de defesa que ele pretende sustentar quando for dar explicações ao juiz Sérgio Moro sobre os R$ 5,3 milhões que teria recebido do esquema de propina da Petrobras. Corrêa pretende dizer que recebeu esse dinheiro pela venda de bodes. Ou seja, teria vendido ao ex-deputado José Janene (PR) 53 mil caprinos.

Combate – Colega de Augusto Coutinho (PE) na bancada federal do SD, o deputado Fernando Francisquini (PR) começou a mostrar serviço como secretário de segurança do Governo do Paraná. Em apenas 90 dias à frente do cargo reduziu em 17% a taxa de criminalidade na capital, usando o bom senso e a inteligência policial. Como 70% das mortes têm o tráfico de drogas como causa, começou o combate por aí.

Poder , política e Bartidores III – 21 DE ABRIL DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

21 de Abril de 2015

‘Recados’ de Vaccari apavoram cúpula petista

O comando do PT já não sabe o que fazer com o tesoureiro, agora afastado e preso, João Vaccari Neto: ele tem mandado avisos que não vai aceitar o mesmo destino do ex-deputado cassado e também preso André Vargas (ex-PT-PR). Com parte da família enrolada no Petrolão, os petistas temem que, cedo ou tarde, Vaccari tente acertar uma delação premiada com o Ministério Público e a Polícia Federal.

Sabe tudo

Vaccari conhece a fundo as finanças do PT, foi alçado ao posto de tesoureiro em 2010. E mais: é amigo próximo do ex-presidente Lula.

Pode confiar?

A cúpula petista não sabe até onde ceder aos ‘recados’ de Vaccari, já que ele não se afastou voluntariamente do cargo de tesoureiro do PT.

Batom na cueca

Petistas entraram em pânico com o sumiço de Marice, a cunhada de Vaccari que se entregou à PF. Um deputado definiu: “parece confissão”

Menção frequente

Réu em ação penal por corrupção, lavagem e formação de quadrilha, Vaccari foi citado por cinco réus em acordos de delações premiadas.

Governo nomeia fantasma para adido na Rússia

A presidente Dilma nomeou adido agrícola junto à embaixada do Brasil em Moscou, capital russa, um desconhecido até mesmo no órgão onde ele está lotado. Antonio Alberto Rocha Oliveira é lotado na Superintendência Federal da Agricultura na Bahia desde julho de 2014, mas nem mesmo em seu local de trabalho ele é conhecido: o setor de recursos humanos afirmou a esta coluna que ignora sua existência.

Cobrando explicações

A ministra Kátia Abreu (Agricultura) foi cobrada por Dilma sobre o fantasma, nesta segunda, no único compromisso oficial da presidente.

Tomou doril

O Ministério da Agricultura garante que o futuro adido em Moscou existe, mas sua área de recursos humanos da Bahia “nunca” o viu.

Nomeação

A nomeação do adido na Rússia foi publicada em 24 de março de 2015 no Diário Oficial da União. A previsão é que ele assuma em até 60 dias.

Na mira da LRF

A manobra conhecida como “pedaladas fiscais”, investigada pelo Tribunal de Contas da União, envolve Caixa Econômica, Banco do Brasil e Ministério da Fazenda, e os seus dirigentes, entre 2013 e 2014.

Compra de votos no PT

Em manifesto da facção Articulação de Esquerda, do PT, batizado de “Um Partido para Tempos de Guerra”, petistas reconhecem “práticas eleitorais como a compra de votos” nas eleições internas do partido.

P sem T

O “manifesto” da facção do PT Articulação de Esquerda demonstra grande preocupação dos dirigentes do partido com o afastamento do PT da classe trabalhadora, cujo apoio foi “perdido nos últimos anos”.

Fora, Cunha

O protesto em Fortaleza pela renúncia de Eduardo Cunha, organizada por simpatizantes de Cid Gomes (PROS), teve mais adesões do que o programa “Câmara Itinerante”. Compareceram cerca de 4 mil pessoas.

Óleo de peroba

O senador Romário (PSB-RJ) ficou incomodado com a limpeza do Senado, que passou óleo de peroba no sofá do seu gabinete. O óleo que é muito útil em caras-de-pau, também ajuda a conservar couro.

Enricou

Depois que triplicaram o valor do fundo partidário, arrancado à força do bolso do contribuinte, até o presidente do PDT, Carlos Lupi, ficou valente contra o governo Dilma, ameaçando rompimento.

Vira casaca

Ninguém entendeu a presença da senadora Fátima Bezerra (PT) na posse do ministro Henrique Alves (Turismo). Fátima fez chapa com Robinson Faria (PSD) que derrotou Alves no governo potiguar.

Memória no dia 21

Há 30 anos morria Tancredo Neves, o primeiro civil eleito presidente após a ditadura militar. Exatos treze anos depois, o deputado federal e ex-presidente da Câmara Luiz Eduardo Magalhães também faleceu.

Pensando bem…

…se o PT considera desespero o impeachment de Dilma, o partido, que mais pediu cassação de presidentes, anda, no mínimo, desequilibrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here