Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 17 DE ABRIL DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 17 DE ABRIL DE 2015

565

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Ameaça – Em entrevista nesta sexta-feira (17), o ex-prefeito Emanoel Bringel ameaçou  o vice prefeito de Araripina Valmir Filho. “É meu irmão de Maçonaria, mas se ele for o cadidato do prefeito atual, eu vou subir nos palaques e falar mal dele”. Perguntar não ofende: que mal é esse ?

Porquê um Aeroporto em Araripina ? – Os motivos são vários: congressos, mestrados, faculdades, turismo, eventos em geral, que serão facilitados com um aeroporto operando com voos para as grandes cidades. Além de atrair novos investimentos servirá para facilitar e ampliar os que já existiam e os que estão chegando.

Não por acaso, o prefeito Alexandre Arraes tem buscado, cobrado e mostrado o potencial deste lugar, que, apesar de alguns poucos, tentarem passar uma imagem negativa, afirma-se como a cidade mais promissora do alto sertão. Nesta busca, a pauta desta tarde foi com o secretário Thiago Norões, que em visita recente conheceu as potencialidades do município e comprometeu-se com o prefeito Alexandre Arraes de tudo fazer para atender esta demanda.

Araripina no roteiro – O PSB retoma, em maio, a Agenda 40, uma série de debates em cidades-polo do Estado, com foco nas eleições de 2016. As reuniões do partido acontecerão nas cidades de Araripina, Petrolina, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Goiana, Surubim e Recife. As datas ainda estão sendo definidas.

De acordo com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, as reuniões servirão para discutir a base das eleições municipais do próximo ano.

Radialistas  – Em 2014 vários radialistas da região do Araripe integraram a turma do primeiro Seminário de qualificação Profissional em radialismo. Agora neste ano de 2015 o Sindicato dos Radialista de Pernambuco, resolveu estender o mesmo seminário na sua segunda edição no Araripe.

As aulas acontecem entre 10 de abril a 02 de maio de 2015 somente nos sábados, das 7 da manhã às 5 da tarde, na sede da Secretaria de Educação de Trindade. 

Educação  –  O município de Santa Cruz sediou nessa quarta-feira (15) o encontro que deu início à terceira rodada de orientações técnicas para a construção dos planos municipais de educação das cidades do Sertão do Araripe Pernambucano. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença da professora Vilma Bezerra, representando o MEC e a UNDIME, a qual está designada para fornecer as orientações técnicas e realizar o acompanhamento da construção ou adequação dos planos nas cidades da região.

A grande batalha – O governo da União precisa abraçar esta causa. Sem água nada cresce. A água está no Rio São Francisco, no Parnaíba, em poços nas bacias sedimentares, nos grandes açudes, muitas vezes ocioso por falta de obras complementares. No Piauí o homem sofre com a falta d’água estando sobre um mar de água subterrânea.

Na Califórnia, 50% da região é com água subterrânea. Na Espanha 1 milhão de hectares são irrigados com água do subsolo. Temos aqui aquíferos subterrâneos em todo o Semiárido.

Não há argumento para a inércia. Não há argumento para parar a irrigação. A União precisa acordar e abraçar a causa da irrigação no Semiárido. (Osvaldo Coelho ex deputado federal)

Apicultura – Com o tema “Abelhas: Exploração Sustentável”, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE e Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO) promovem o I Encontro de Apicultores e Meliponicultores do município de Ouricuri, no sertão pernambucano. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 23 de maio, será gratuito e com inscrições realizadas pessoalmente no primeiro dia do encontro.

Violência  – O Radialista e assessor de comunicação da Prefeitura de Terra Nova, Francisco Xavier, conhecido como Titico Terra Nova, de 54 anos, morreu nesta quinta-feira (16), após ser atingido por golpes de faca no centro da cidade. O radialista chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Salgueiro, mas não resistiu aos ferimentos e chegou na unidade médica já sem vida.

Maluco –  O jovem de um pouco mais de 20 anos e nome não divulgado, cortou o próprio pênis e engoliu um pedaço .

O rapaz que castrou a si mesmo foi socorrido para o Hospital Álvaro Ferraz para passar por uma intervenção cirúrgica e não chegou a ser transferido. Conhecidos informaram que ele tem problema de depressão e havia consumido drogas. O fato aconteceu na Rua Elias de Flora em Floresta-PE.

Poder , Política e Bastidores II – 17 DE ABRIL DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

O Congresso discute a um só tempo CPI da Petrobras, reforma política e maioridade penal e deixa o ajuste fiscal em plano secundário

Há um sentimento difuso hoje no Congresso de que a coisa mais urgente de que o Brasil está necessitando para sair da enrascada em que se encontra é aprovar o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy. É ele que daria condições ao país de reequilibrar suas contas públicas a fim de voltar a crescer a partir de janeiro do próximo ano. No entanto, a maioria dos deputados e senadores não tá nem aí para a gravidade da crise, que seria mais política do que econômica. Discute-se ao mesmo tempo CPI da Petrobrás e do HSBC, lei das terceirizações, reforma política, redução da maioridade penal, PEC da bengala, etc. E deixa-se em segundo plano o que de fato interessa ao país que são as medidas de ajuste fiscal. Além do mais, banaliza-se a criação de frentes e comissões parlamentares como se isso fosse a solução para os nossos problemas. Ou o Congresso abre o olho para a gravidade da crise ou corre o risco de ser engolido por ela.

O empurrão dado pelas ruas

Empurrados pelos protestos do último domingo, os partido de oposição a Dilma Rousseff já admitem abertamente defender o impeachment da presidente da República. Do ponto de vista estritamente técnico, diz o procurador Rodrigo Janot, não há nada que justifique o impedimento dela, mas mesmo assim irão tentar. FHC foi alvo de 17 pedidos de “impeachment”, um dos quais do então deputado pernambucano Nílson Gibson (PSB), Lula de 34 e Dilma de 16.

Resolução – Cumprindo determinação da executiva nacional, o PHS vai se esforçar para lançar candidato a prefeito nas 27 capitais do país. O vereador Belarmino Sousa (Jaboatão), presidente do partido em Pernambuco, diz que o PHS tem crescido no Estado “porque não tem medo de disputar eleições”. Elegeu em 2014 um federal (Kaio Maniçoba) e um estadual (Eduíno Brito).

Recife 1 – O fantasma da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) à sucessão de Geraldo Júlio no próximo ano já é tida como “fato consumado” por lideranças periféricas da Frente Popular.

Recife 2 – Jarbas estava quieto no canto dele após perder para Eduardo Campos a sucessão estadual de 2010. O próprio Eduardo o “ressuscitou” e o PSB, agora, deve arcar com as consequências.

Recife 3 – Jarbas evita, por razões óbvias, falar sobre eleições com 18 meses de antecedência. Mas se porventura entrar no páreo atrapalhará os planos de Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM).

Comando – O deputado Aluísio Lessa assumiu no último sábado a presidência do PSB de Goiana. Vai tentar unir as oposições que estão com seis pré-candidatos à sucessão do prefeito Fred Gadelha (PTB), entre os quais Beto Gadelha (PSL), Tenente Menezes (PRTB) e Henrique Fenelon (PCdoB).

Greve – O que menos importa na greve dos professores, declarada ilegal pelo desembargador Jovaldo Nunes, são as estatísticas do governo e da oposição: se foram 14% ou 70% o percentual de escolas que aderiram à paralisação. O mais relevante nessa queda de braço são os alunos, que estão sem as aulas que deveriam ter.

Currículo – Pode-se acusar Renan Calheiros de nepotista, carreirista ou coisa que o valha. Mas o nome que ele sugeriu a Dilma para o Ministério do Turismo (o alagoano Vinicius Lages) é mais qualificado tecnicamente que o ex-deputado Henrique Alves. Lages é mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Salford (Inglaterra) e doutor em economia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris).

Terror – Pequenos municípios de Pernambuco, à exceção, naturalmente, de Itapissuma, que vai ganhar hoje uma nova fábrica de cerveja, já puseram as barbas de molho diante do novo salário mínimo projetado pelo governo para 2016: R$ 864,00. O reajuste de 8,37% em relação ao salário atual pode não representar muito para o caixa da Previdência. Mas para as pequenas prefeituras do Estado é um terror.

Poder , política e Bartidores III – 17 DE ABRIL DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Aécio mobiliza PSDB por impeachment de Dilma

Animado com a pesquisa Datafolha, indicando que 63% dos brasileiros querem o impeachment de Dilma Rousseff, em razão da crise política, da crise econômica e da crise ética do governo, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, tem se reunido com aliados para discutir como formalizar o pedido ainda no primeiro semestre. A maior resistência ainda é do ex-presidente FHC, para quem “não é hora”.

Deputados apoiam

Em reunião na terça (14), os deputados do PSDB declararam apoio unânime à inciativa de Aécio. Falta ainda ouvir os senadores.

Tucanaram o impeachment

De um modo geral, o senadores tucanos apoiam o impeachment, mas não para consumá-lo: querem apenas manter o governo “nas cordas”.

Michel monitora

O vice-presidente Michel Temer monitora os passos de Aécio, e tenta se reunir com ele e FHC. Até agora, sem êxito.

Mesma atitude

No mensalão, o PSDB quis deixar Lula “sangrando” até a eleição, em lugar do impeachment. Lula estancou a hemorragia e se reelegeu.

Dilma nomeia Alves fazendo cortes no Turismo

Dilma teve de aceitar a nomeação do ex-deputado Henrique Alves para o Ministério do Turismo, apesar do seu conhecido desprezo por ele, mas a vingança será maligna: vai promover uma cruel lipoaspiração no orçamento, que já está “no osso”, atribuindo-a ao “ajuste fiscal” para evitar a fúria do deputado Eduardo Cunha, padrinho do novo ministro. Em 2014, o orçamento sofreu corte de 50%. Agora perderá mais 22%.

Na fila do check-in

Henrique Alves, que adora jatinhos, não poderá fazer pose chegando a Natal em aviões da FAB, depois das restrições impostas pelo Planalto.

Adorador de jatinhos

Quando presidiu a Câmara, Henrique Alves usou jatinho da FAB para levar amigos ao Maracanã num domingo, em 30 junho de 2013.

É só o começo

Eduardo Cunha também não foi à posse do amigo Henrique Alves para impedir que Renan Calheiros roubasse a cena, com sua ausência.

Lixo atômico

O explosivo ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) já se habilita ao troféu “Lixo Atômico” do ano, ao anunciar a construção de doze usinas nucleares no Brasil, sendo quatro até 2030. Aí tem coisa.

O dono do poder

O senador Renan Calheiros está zonzo com a exibição de força do rival Eduardo Cunha, presidente da Câmara, que lhe tirou o Ministério do Turismo e ainda obrigou Dilma a nomear um ministro que ela despreza.

A missão de Del Nero

Marco Polo Del Nero chegou à presidência da CBF com tranquilidade. Sua candidatura nem sequer teve concorrência. Sua prioridade será devolver ao futebol brasileiro a qualidade e a credibilidade perdidas.

Cargos, ele os tem

Irritado com a insistência do governo de oferecer a Cia Nacional de Abastecimento (Conab) ao ex-ministro Vinícius Lages, o senador Renan Calheiros o nomeou chefe do seu gabinete.

Independência

Líder da bancada que retirou apoio a CPIs que investigariam falcatruas governamentais, o senador João Capiberibe (PSB-AP) garante que não é governista nem oposicionista, é “independente”. Ah, bom.

Tô fora

O senador Ronaldo Caiado saiu apressado quando índios e milicianos sem-terra caminharam em sua direção para entregar um manifesto do movimento #vemprarua, em frente ao Congresso. Provocou risadas.

Roedores em HD

Após um servidor soltar roedores na CPI da Petrobras, foram instaladas câmeras de vigilância em frente ao plenário das audiências. Pode até aparecer novos roedores, mas serão filmados em HD.

Era a emenda

Por meio de sua assessoria, o governador Rodrigo Rollemberg alega que tem visitado o Senado em razão da emenda, afinal promulgada, que trata do comércio eletrônico e que interessa ao Distrito Federal.

Pensando bem…

…o ministro do Turismo viajou tanto implorando a nomeação que até poderia se habilitar a brevê. Ou a assumir a Secretaria de Aviação Civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here