Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 11 DE MAIO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 11 DE MAIO DE 2015

486

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Despreparados  – Domingo especial, dia das mães. Há aqueles filhos que homenageam as suas genitoras com um abraço, um beijo, ou simplesmente uma lembrança. Mas também é claro, existem aqueles que além de tudo isso, reúnem a família para um almoço em casa, ou em um restaurante. No segundo caso, dependendo do (Bode Assado) da região, as vezes seria melhor nem ir, para evitar aborrecimentos, tamanho o despreparo no atendimento por parte de alguns funcionários e proprietários de alguns restaurantes da região. (Depois não reclamem da crise). 

Calazar – A Secretaria de Saúde de Araripina, estará preparando uma grande ação de combate e prevenção na próxima quinta-feira (14), contra a Leishmaniose, comumente conhecida como o calazar. O responsável pela vigilância sanitária, André Batista, falou nesta sexta-feira (08), na rádio Arari 90,3 sobre a importância da vacinação de animais para evitar o contagio e a proliferação da enfermidade.

BR 316  I – O Agricultor Antonio Claudino Bispo de Sena de 31 anos, morreu atropelado neste sábado (09), na BR 316 próximo ao Sítio Tamanduá, zona rural de Araripina. Segundo informações do Cabo Lacerda do Posto Avançado de Bombeiros, quando eles chegaram ao local, à vítima já estava morta.

BR 316  II – Na manhã deste domingo, na altura do Km 222, BR 316, um caminhão modelo VW 24250-0, placa KGJ 7891 Ouricuri-PE, carregado de coco tombou e capotou logo em seguida. O motorista Sr. José Soares Filho de 61 anos de idade, natural da cidade de Ouricurí-PE, disse aos policiais que perdeu o controle do volante do caminhão quando percebeu que estava sendo atacado por um besouro maribondo. A cabine do caminhão ficou completamente destruída e o motorista ficou com as pernas presas dificultando o trabalho dos Bombeiros.

Tartarugas – Consideradas grandes vitrines do governo federal no Nordeste, as obras de transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina caminham a passos lentos nas proximidades de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Desde que o escândalo do petrolão estourou, devido às investigações da Operação Lava Jato, o número de funcionários nas duas obras diminuiu, atrasando ainda mais as intervenções previstas para 2016 (transposição) e 2017 (Transnordestina). Em um dos trechos das transposição, por exemplo, onde ainda ocorre a etapa de concretagem dos canais, trabalham pouco mais de cem operários. O número vem aumentando aos poucos, segundo funcionários. “A obra não chegou a parar completamente, mas diminuiu bastante o número de gente trabalhando aqui. Foi mais ou menos depois que a Lava Jato estourou de vez, de novembro para cá. Chegou até a parar uma das etapas do cimento para os canais”, disse um dos operários que pediu para não se identificar.

Inscrições prorrogadas – As inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular, o CNH Popular, foram prorrogadas até o dia 31 de maio. Com esse novo prazo, o Detran-PE possibilita que mais cidadãos pernambucanos possam concorrer a uma das 18 mil vagas do programa. A proporção de beneficiados é a mesma na Região Metropolitana e no Interior do Estado.

Foguetes do Araripe  – O IF Ouricuri Sertão-PE realizou, na sexta-feira (8), a competição de lançamento de foguetes  com objetivo de classificar os discentes para a  etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorrerá no Rio de Janeiro.  O evento foi organizado pelos docentes da disciplina de Física, João Humberto Junior, Samuel dos Santos e Miguel Roa.

Primeiro Piloto – Dormentes, no sertão do São Francisco, tem seu primeiro piloto de aeronaves de pequeno porte. O nome dele ê Wildiney de Albuquerque Rodrigues que através de uma seleção na banca para curso de pilotos de aeronaves particulares, realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac- e depois indo para a escola em São José dos Campos, São Paulo, para realizar um sonho de infância. “O curso foi 2011 a 2014 custando R$ 80 mil reais e foi custeado com recurso do meu próprio bolso

Poder , Política e Bastidores II – 11 DE MAIO DE 2015

Por  Magno Martins – Coluna da segunda – feira

Estelita já mudou para melhor

Num Pais democrático, o contraditório é imprescindível e salutar. Manifestações são amplamente compreendidas pela sociedade quando não chegam ao ponto de exacerbação. Já ouvi que o movimento Ocupe Estelita é de natureza política e direcionado para grupos de olho nas eleições de 2016.

Verdade ou não, o fato é que o acampamento na casa do prefeito Geraldo Júlio (PSB) foi um tiro no pé, atraindo a repulsa de todos os segmentos da sociedade. O Novo Recife não é uma invenção da atual gestão. A venda do terreno e a aprovação de 13 torres tiveram o start na era João Paulo/João da Costa.

Portanto, com o PT. Geraldo reabriu o debate, promoveu seis reuniões com os líderes do movimento contrário, o Crea, empresários da construção civil, representantes das universidades e outras entidades envolvidas. Também realizou quatro audiências públicas abertas à população.

EMPRESARIADO– Esta é a semana de o Governo enfrentar o empresariado para aprovar a desoneração da folha de pagamento. Os empresários acusam o governo de mascarar o seu verdadeiro objetivo: aumentar os impostos. Quando a folha foi desonerada, a contrapartida das empresas foi pagar impostos de 1% e 2% sobre o faturamento. Agora, o governo, em clima de ajuste, quer aumentar essas alíquotas para 2,5% e 4,5%.

Romper polarização- Defensor da fusão com o PPS, o vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, reconheceu, em entrevista ao Frente a Frente, que existem resistências na legenda socialista, mas afirmou que a sigla quer ser uma alternativa de poder à polarização entre PT e PSDB, e, para isso, precisa ganhar corpo e ter mais força.

Reforma política– Vice-presidente da Comissão de Reforma Política na Câmara dos Deputados, o deputado Tadeu Alencar (PSB), que hoje participa de debate na Câmara de Vereadores do Recife, acredita que o relatório final será aprovado esta semana. O relator é o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que incluiu, dentre outras mudanças, o financiamento público das campanhas e o fim da reeleição em todos os níveis.

Republicanos dão o start– O PR pernambucano promove, hoje, a primeira discussão sobre as eleições municipais do ano que vem, reunindo prefeitos, parlamentares e pré-candidatos. Com 16 prefeitos, o PR pretende dobrar esse número. O presidente estadual, Anderson Ferreira, é considerado um nome extremamente competitivo para Prefeitura de Jaboatão.

Chapéu de Palha–O governador Paulo Câmara abre, hoje, em Catende, na Mata Sul do Estado, o cadastramento de trabalhadores para o programa Chapéu de Palha, criado pelo ex-governador Miguel Arraes para minimizar os efeitos da entressafra da cana de açúcar. A meta é contemplar 10,7 mil famílias em 28 municípios com quatro parcelas de R$ 246,45.

NOTA– O presidente da Amupe, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, divulgou, ontem, uma nota de solidariedade ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio, pela invasão dos manifestantes do Ocupe Estelita em ao prédio em que reside, ao mesmo tempo em que reafirma apoio ao projeto Novo Recife.

PACTO– Convidado pelo presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, o secretário de Planejamento, Danilo Cabral, apresenta o projeto de ampliação e reformulação do Pacto pela Vida durante seminário em Brasília, amanhã, sobre segurança pública.

Perguntar não ofende: O Governo consegue aprovar esta semana a MP da desoneração da folha?

Poder , política e Bartidores III – 11 DE MAIO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

PMDB acha que Mercadante sabota Michel Temer

Parlamentares do PMDB ligados ao vice-presidente Michel Temer reclamam do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), que estaria “sabotando o trabalho” de Temer na articulação política. Nomeado por Dilma “articulador-geral” do governo após o desempenho vexatório de Pepe Vargas nas Relações Institucionais, Temer é considerado a última esperança do governo para costurar apoio político no Congresso

Vexame

Indicado na cota do PT na Esplanada, Pepe Vargas não foi sequer recebido uma só vez pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Lula concorda

Os peemedebistas do Congresso não são os únicos insatisfeitos com Mercadante: o ex-presidente Lula engrossa o coro contra o ministro.

Mercadante é a crise

Lula já revelou a interlocutores e até à própria Dilma que a atuação de Mercadante é o motivo pela atual crise política do governo.

Por pouco

Deputados atribuíram a Mercadante, por exemplo, a dificuldade de costurar a aprovação da MP 665, que o governo quase perdeu.

‘Força tarefa’ de marqueteiros cria ‘nova Dilma’

O ministro Edinho Silva (Comunicação Social) deu a ordem às agências de propaganda a serviço do governo para bancar um esquema paralelo para atuar nas redes sociais e fornecer ideias de factóides para tentar salvar a imagem deteriorada da presidente Dilma. A “força tarefa” já começou a funcionar em dois andares (ou “pétalas”) do Edifício Varig, um dos mais caros da região central de Brasília.

Você quem paga

A “frente de marqueteiros” já desenvolve campanhas, peças, vídeos e textos para a “nova Dilma”. Nós pagamos a conta.

Exército de marqueteiros

Agências de comunicação como a Click/Isobar e Agência 3 colocaram à disposição espaços para a “força tarefa” de salvamento de Dilma.

Comunicação 3.0

Sites oficiais do governo, como o Portal Brasil, devem se concentrar em materiais específicos para internet, como vídeos curtos e “memes”.

Impróprio para Dilma

Local predileto das férias de Dilma, a praia de São Tomé de Paripe (BA), onde fica a Base Naval de Aratu, foi declarada imprópria para banho… por contaminação por coliformes fecais.

Começo do fim da farra

O submundo da corrupção ficará indócil: projeto do senador Antonio Reguffe (PDT-DF) proíbe o BNDES de financiar governos estrangeiros e obras no exterior. Em 2013 e 2014, foram R$ 3 bilhões para Venezuela, outros R$ 3 bi para Angola e quase R$ 1 bilhão para Cuba.

Estou fora

Enrolada na Lava Jato, a Odebrecht se recusou a participar da construção do novo anexo da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), então, abriu novo prazo para que construtoras encarem a empreitada.

Expresso das drogas

Postos de fronteira, a cargo do Ministério da Justiça, não têm pessoal e equipamentos. Bandidos levam carros roubados para a Bolívia (que os legaliza), pela fronteira escancarada, e retornam cocaína e crack.

Decorando o gabinete

Deputados federais de primeiro mandato estão investindo em reformas e decorações dos gabinetes. Presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB) dá uma geral em seu gabinete.

Cortes da discórdia

Os deputados e senadores do Espírito Santo se reúnem nesta segunda, no Palácio da Anchieta, com o governador Paulo Hartung. Estão revoltado com o corte de 20% no orçamento da área da Saúde.

Combate ao contrabando

Deputado Efraim Filho (DEM-PB) conseguiu as assinaturas de 220 congressistas para a Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando e à Falsificação, que será lançada oficialmente na quinta (14).

Grude na boquinha

Carlos Lupi irritou senadores do PDT: prometeu deixar o governo em junho, deixando o Ministério do Trabalho, mas senadores já sabem que o ex-ministro não abre mão da boquinha. Eles já se articulam sozinhos.

Pensando bem…

… a saída do PDT do governo fará pouca diferença oficial: o partido tem um ministério, mas não integra a base aliada na Câmara e é quase oposição no Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here