Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 08 DE MAIO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 08 DE MAIO DE 2015

694

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Operação da PF em Araripina II –  Ao todo, treze pessoas foram conduzidas à delegacia da PF em Salgueiro, para prestar depoimento, e liberadas em seguida. Apenas um dos presos permaneceu na delegacia, devido a um flagrante de porte ilegal de arma. O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, afimou através de nota divulgada pela assessoria de comunicação, que considera a denúncia vazia e se coloca à disposição dos órgãos que realizam a investigação.

Blitzes educativas – Começaram as mobilizações do ‘Maio Amarelo’ em Araripina no Sertão de Pernambuco. Durante todo o mês de maio, diversas atividades serão realizadas através da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em parceria com a Polícia Militar e a Autarquia de Trânsito de Araripina. Serão realizadas blitzes educativas, panfletagem e palestras nas escolas com objetivo de reduzir acidentes de trânsito no município.

Aftosa  – Começou a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Sertão de Pernambuco. Os criadores de bovinos e bubalinos devem vacinar os rebanhos até 30 de maio. O prazo corresponde à primeira etapa da campanha.  A vacinação é obrigatória em animais, já a partir do primeiro dia de nascidos. O criador deve comprar o frasco com dez doses da vacina, que custa em torno de R$ 20, e declarar a vacinação na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

Aniversário  – O aniversário de 112 anos de Ouricuri já tem suas atrações musicais confirmadas, para a festa do dia 14 de maio, próxima quinta-feira. Além do tradicional festival de violeiros, que começa a partir das 19h, o evento conta ainda com mais três atrações. O cantor ouricuriense Roberto Alencar começa a se apresentar a partir das 21h. Erika Diniz & Mocidade Forrozeira, além de Arreio de Ouro serão as outras duas atrações que fecharão a festa de emancipação política.

A venda  – O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri (SINDSEP) está colocando à venda sua antiga sede, localizada na Rua Oscar Lins-243, centro da cidade. De acordo com a nota, essa venda se baseia no art. 26, §2º, do Estatuto Social da entidade. O imóvel será vendido pela bagatela de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais). Esse valor foi aprovado em assembleia geral pelos sindicalizados com base em laudo técnico de avaliação do Engenheiro Civil Audryn C. Ferreira, CREA 28.634-D.

Direitos da criânça –Será realizada nesta sexta-feira(08), a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ouricuri. O evento é uma ação conjunta através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e será realizado na Escola Estadual São Sebastião (EREM), com início às 07:30 horas com o credenciamento dos participantes.

Sebrae em Santa Filomena – Uma reunião entre representantes da Prefeitura de Santa Filomena e consultores do SEBRAE/PE, na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social aconteceu esta semana. Foi de apresentação do plano de ação, que foi construído pelos ADL’s locais com o apoio da prefeitura, bem como para fazer um balanço sobre a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (que foi regulamentada em 2006). Através da lei, os empreendedores individuais cadastrados passam a gozar dos direitos e garantias sociais do Governo.

Poder , Política e Bastidores II – 08 DE MAIO DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

Roberto Magalhães era contra a “PEC da Bengala” mas mudou de opinião em defesa da independência do Supremo Tribunal Federal

A aprovação pelo Congresso da Emenda Constitucional 457/2005, de autoria do ex-senador Pedro Simon, conhecida como “PEC da Bengala”, que eleva de 70 para 75 anos a idade-limite para aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores, foi aplaudida no Recife pelo ex-governador Roberto Magalhães. Ele foi contra como deputado federal por achar que sua finalidade era fazer um “favor” aos que queriam ficar no cargo por mais cinco anos. Mas agora surgiu um “motivo nobre” que o fez mudar da opinião: a defesa da independência do STF, que estava na iminência de ficar comprometida se Dilma nomeasse mais cinco ministros até o final do seu mandato. Magalhães lembra que nos EUA os presidentes indicam ministros à Suprema Corte que têm simpatia pelo partido a que pertencem (Republicano ou Democrata). Mas lá existe um “equilíbrio de forças” e não a supremacia partidária (do PT) que se verifica aqui.

Embaixador da governança

Ex-presidente do TCU, o ministro Augusto Nardes, relator das contas de Dilma de 2014, brindou ontem os servidores do TCE com uma ótima palestra sobre “Governança pública – o desafio do Brasil”. Ele foi deputado federal pelo RS e ao assumir a presidência do órgão deu-lhe outra feição. O TCU aproximou-se da sociedade e passou a fazer auditorias sobre temas que dialogam diretamente com o quotidiano da população: meio ambiente, saúde, educação, etc.

Dúvida – Ninguém no Brasil tem dúvida de que a oposição hoje é favorita para vencer a eleição presidencial de 2018. E a pergunta que se faz é a seguinte: o PSDB, como maior partido desse campo, dará uma 2ª chance a Aécio, que perdeu a eleição em Minas, ou marchará com Geraldo Alckmin que além de estar bem avaliado deu ao senador 63% dos votos válidos de SP em 2014?

Pacto – Setores do governo têm declarado que o “Pacto pela Vida” começou a desandar em 2014 porque o então governador João Lyra Neto não fez nenhuma reunião de monitoramento.

Fusão – Roberto Freire insiste em dizer que será “fusão”, e não “incorporação”, a entrada no PSB dos 11 deputados federais do PPS. O PSB manterá a sigla e o número e o PPS sumirá.

Divisão – Dos 32 deputados federais do PSB, só sete votaram a favor da Medida Provisória do ajuste fiscal. O fato foi interpretado pelo PSDB, DEM, PPS e SD como “furo” na oposição.

Troca – É voz corrente na Câmara do Recife que a volta de Maré Malta (PSD) à Casa, mesmo como substituto de Marília Arraes, dará qualidade ao nível dos debates. Maré poderia estar na Câmara há muito mais tempo se o prefeito Geraldo Júlio tivesse feito o mesmo que Paulo Câmara: chamado quatro vereadores para a sua equipe.

Controle – Os governadores do Nordeste, que vão se reunir hoje em Natal (RN), não têm mais o controle de suas bancadas. Hoje, cada deputado se julga dono do seu nariz e só dá satisfações ao seu eleitor. O melhor exemplo é Paulo Câmara. É totalmente a favor do ajuste fiscal, mas os oito deputados do PSB-PE votaram contra.

Derrota – Setores da mídia insistem em dizer que a promulgação ontem pelo Congresso da “PEC da Bengala” foi mais uma “derrota” de Dilma Rousseff, que ficou impedida de nomear mais cinco ministros para o STF. Errado. Se ela consumiu oito longos meses para indicar o substituto de Joaquim Barbosa (o civilista Luís Édson Fachin), como estaria interessada em indicar mais cinco? Falta-lhe aptidão para isso.

Pressa – Quem tem um mínimo de conhecimento da política de Pernambuco sabe que o PTB só tem um líder, que é o ministro Armando Monteiro. E que ele é quem dirá, na hora própria, se o partido terá ou não candidato próprio à prefeitura do Recife. Daí ser fofa a versão do PRB de que o deputado Sílvio Costa Filho (PTB) será candidato a prefeito por esse partido, com o pastor Carlos Geraldo (PRB) na vaga de vice.

Poder , política e Bartidores III – 07 DE MAIO DE 2015

Por  Por Claudio Humberto – Radar

08 de Maio de 2015

Governo oferece Ministério do Trabalho ao PMDB

Desesperado pela aprovação do ajuste fiscal do ministro Joaquim Levy (Fazenda), o governo prometeu o Ministério do Trabalho, ainda ocupado por Manoel Dias (PDT), aos deputados peemedebistas. O porta-voz da oferta foi o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), em reunião a portas fechadas. Dilma decidiu defenestrar o apadrinhado de Carlos Lupi, que acusou o PT de “roubar demais”.

Página virada

Dilma prometeu entregar outros cargos de segundo escalão ocupados pelo PDT. Ela avalia que o apoio dos pedetistas não fará falta.

Passou sufoco

Dilma resolveu ceder novo ministério ao PMDB quando o pacote corria risco na Câmara. Foi aprovado por margem apertada: 252 x 227.

Conta outra…

Deputados do PMDB ironizam a oferta. “Nem Michel Temer conseguiu destravar as nomeações, quem dirá o Guimarães”, disse um vice-líder.

Saindo na frente

Conhecido pelo apetite por cargos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) resolveu pôr o pacote em votação a todo custo. Para agradar Dilma.

Com empresas na Lava Jato, BTG quer o HSBC

O banco BTG quer comprar o HSBC por variados motivos, principalmente para se recuperar da perda de reputação depois que três empresas do seu grupo foram envolvidas na Operação Lava Jato: Sete Brasil, Petro África e Estre Ambiental. Analistas de Brasília lembram que poucos setores, entre eles o financeiro, continuarão aptos a participar do financiamento de campanha eleitoral em 2016 e 2018.

Tutti buona gente

O BTG contratou para dirigir a Sete Brasil ninguém menos que Pedro Barusco, corrupto confesso que foi gerente da Petrobras.

Acareação

Luiz Guimarães pode ser acareado com Barusco, seu antecessor na Sete Brasil, por negar à CPI propina já confessada pelo ex-gerente.

Banqueiro na CPI

A CPI da Petrobras, que tem subrelatoria sobre o tema, deve convocar o dono do BTG, André Esteves, para explicar seus negócios na África.

Fazendo vergonha

O chanceler Mauro Vieira recebeu a caricatura de autoridade chamada “Defensor do Povo da Venezuela”, mas recusou audiência às mulheres dos presos políticos do regime de Nicolás Maduro. Que vexame.

Objetivo claro

Apesar da pose sorridente com Renan Calheiros, ontem, Eduardo Cunha não esconde a aliados, inclusive de Alagoas, que um dos seus maiores objetivos é neutralizar o poder do senador. Está conseguindo.

Prestígio abalado

A situação do DEM no Congresso anda tão difícil que emenda proposta pelo partido à MP 665, para melhorar a situação dos trabalhadores, teve rejeição maior (259 votos) que a própria medida provisória (252).

Tristeza na China

O governo chinês continua sua cruzada implacável anticorrupção nas estatais do setor petrolífero. Deve ser triste viver num país onde as empresas estatais são geridas por ladrões. Esses chineses…

Miss Câmara

No dia de ebulição na Câmara, com a discussão da MP 665, a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), pedia votos em sua página no Facebook para um concurso que vai eleger a mais bela do Congresso.

Robalinho no MP

O procurador no DF José Robalinho assume a presidência da ANPR, a Associação Nacional dos Procuradores da República, na quinta (14), em substituição a Alexandre Camanho, que deixa o cargo após dois mandatos, elegendo seu atual vice e emplacando um terço da diretoria.

Cutucando o chefe

O Jornal do Senado publicou na capa da edição de 5 de maio uma foto de Renan Calheiros ao lado do presidiário André Vargas (ex-PT-PR), sócio do doleiro Alberto Youssef. Renan ficou uma arara.

Apertou no bolso

Deputados não correm mais o risco de ver descontos do salário por ausência nas votações. Nesta quinta, eles esvaziaram a CPI da Petrobras e saíram correndo para marcar presença no plenário.

Pensando bem…

…a cordialidade entre Renan Calheiros e Eduardo Cunha, ontem, foi tão sincera quanto uma troca de gentilezas entre palestinos e judeus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here