Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 07 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 07 DE MARÇO DE 2015

485

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Chegando de mansinho – O Ex-prefeito Valdeir Batista disse que a chegada de Dr Aluízio, representa o crescimento do PRB e aumenta a fileira de grandes nomes no partido. Perguntado se Dr Aluízio já chega como candidato a Prefeito de Araripina, Valdeir Batista disse que não, e resaltou que a construção de um candidato, será feita dentro de um processo político feito com responsabilidade e com a participação popular. 

Terra Pronta – O Secretário Estadual de Agricultura, Nilton Mota, lançou na manhã desta sexta-feira (06) em Araripina o Programa Terra Pronta, cuja finalidade consiste na distribuição de sementes de milho e aração de terra para os pequenos agricultores, os chamados familiares. 

O secretário foi recebido em Araripina pelo prefeito Alexandre Arraes (PSB); a primeira-dama Roberta Arraes; vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Transparência – Em Audiência Pública que ocorrerá no próximo dia 10, às 19:00h, no plenário da Câmara Municipal, a prefeitura de Araripina, convida toda a sociedade civil, para prestação de contas do exercício financeiro de 2014.

Sem bandeira política – Eduardo Farias falou da viajem à Brasilia, onde junto com Lula Sampaio, Luciano Capitão e outras lideranças do município de Araripina e região do Araripe, se reuniram com o Ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Armando Monterio. Farias ressaltou, que para o polo gesseiro da região crescer de verdade, os empresário e políticos que querem realmente ajudar, precisam esquecer a bandeira política e visar o crescimento econômico da região.

Cesar aprovado – A Prestação de contas da Prefeitura Municipal de Ouricuri relativa ao exercício financeiro de 2013 foi julgada e aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parecer emitido pelo relator, o Auditor Marcos Flávio Conselheiro foi enviado à Câmara Municipal com recomendações para aprovação do legislativo.

Sobre o resultado, o Prefeito Antonio Cezar Rodrigues Araujo, Cezar de Preto, (PMDB) afirmou que isto é fruto do compromisso que assumiu unto ao povo de Ouricuri ainda em tempo de campanha e que está sendo executado com ética.

Ensinando –  O curso de Captação e Manejo de Água, ofertado pela ONG Chapada e pelo Campus Ouricuri do IFSertão-PE, capacitará 42 filhos de agricultores dos municípios de Exu, Granito, Flores, Santa Cruz e Santa Filonema. Os participantes tem entre 18 e 29 anos, todos moram em comunidades rurais.

Senai Araripina contratando – A seleção é para contratar docente de educação básica (área: Segurança do trabalho – 2 vagas/ área: Metalmecânica – 1 vaga), consultor de empresas (área: Comunicação e Mercado – 1 vaga) e analista de educação profissional (1 vaga).

Coordenadoria da mulher – Na Semana do dia Internacional da Mulher o Prefeito Cezar de Preto enviou para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei n° 011/2015 que cria a Coordenadoria especial de políticas publicas para a mulher. O Projeto foi aprovado por unanimidade pelo legislativo.

 

Poder , Política e Bastidores II – 07 DE MARÇO DE 2015

 

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

Embora cumpra o primeiro mandato na Câmara Federal, Kaio Maniçoba foi indicado pelo PHS para a 3ª vice-presidência da CPI da Petrobras

Para o deputado de primeiro mandato, Kaio Maniçoba, ter sido indicado para a terceira vice-presidência da CPI da Petrobras foi uma vitória. Ele é novato na política, tem apenas 31 anos de idade e o fato de estar fazendo parte da “elite” do Congresso já conta ponto em seu favor. No entanto, no curso das investigações da CPI ele poderá ter algumas decepções, sendo de todas a mais forte o desfecho pífio dos trabalhos, que já começaram tumultuados pelo bate-boca entre o presidente Hugo Mota (PMDB-PB) e o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). Uma CPI para investigar o que já está investigado (o desvio de recursos da Petrobras para engordar o caixa de partidos políticos e os bolsos de alguns meliantes) não pode ter um final feliz para a própria Casa que a idealizou. É a CPI do teatro, dos holofotes, do faz-de-conta. E isso levará, infelizmente, o jovem deputado sertanejo (de Floresta) a perguntar-se: “O que vim fazer aqui?”

Testemunha ocular

Kaio Maniçoba (PHS) testemunhou o bate-boca entre o presidente da CPI da Petrobras, Hugo Mota (PMDB-PB) e o deputado e ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). E se assustou quando o peemedebista disse o seguinte: “Eu não tenho medo de grito e da terra de onde venho (Patos-PB) homem não me grita”. Pra quem não sabe, a família “Mota” não abre parada para ninguém e os “Maniçoba” de Floresta são conhecidos no sertão por sua valentia.

Bengala – É errada a interpretação dada por alguns órgãos de imprensa de que Dilma “sofreu uma derrota” no Congresso com a aprovação da “PEC da Bengala” porque não poderá mais fazer a indicação de cinco ministros do STF que se aposentariam até 2018. Ora, se ela há sete meses se recusa a indicar o substituto de Joaquim Barbosa, por que teria interesse em nomear mais cinco?

Rodízio – Caso a “PEC da Bengala” seja aprovada na Câmara Federal em 2º turno, o ministro José Múcio passará dois anos na presidência do TCU. Se a PEC não passar, ele ficará apenas dois meses.

Posse – Zuenir Ventura tomou posse ontem na ABL na cadeira que pertencia a Ariano Suassuna e no dia 27 o pernambucano Evaldo Cabral de Mello assumirá a vaga aberta pela morte de João Ubaldo Ribeiro.

Celpe – Próximo dia 23 a Assembleia Legislativa fará audiência pública para debater a resolução da Aneel que obriga a Celpe a transferir para os municípios a responsabilidade pela iluminação pública.

Grandeza – Enquanto tucanos irresponsáveis apostam no quanto pior, melhor, o prefeito Elias Gomes (Jaboatão) praticou um gesto nobre. Sugeriu a Aécio Neves (foto) e a Humberto Costa (PT) um entendimento entre seus partidos, em torno de uma agenda comum, para tirar o país da crise.

Drogas – Murilo Cavalcanti, secretário de segurança cidadã do prefeito Geraldo Júlio, diz que irá às ruas, “como militante”, lutar pela proibição da venda de bebida alcoólica nos estádios e a aprovação do projeto do deputado Cleiton Collins (PP) que proíbe festas tipo “open bar”, onde a droga corre solta.

Ativo – José Queiroz (PDT) jura de pés juntos como não passa pela sua cabeça abandonar a política após concluir o 4º mandato como prefeito de Caruaru. Ele diz que tem vigor físico e intelectual para permanecer na vida pública e que só pretende largá-la quando morrer. Ele ainda não toca no assunto. Mas o PDT deseja vê-lo candidato a senador em 2018 quando duas vagas estarão em jogo.

Reforma – Não se pode dizer que o PSB não tem uma proposta de reforma política. Na última reunião da direção nacional o partido pôs em documento que é a favor do mandato de cinco anos para ocupantes de cargos executivos (sem direito à reeleição), do financiamento misto de campanha (público e privado), das eleições coincidentes, da cláusula de barreira e do fim das coligações proporcionais.

 

Poder , Política e Bastidores III – 07 DE MARÇO DE 2015

 

Por Claudio Humberto – Radar

Dispara nº de convocações na CPI da Petrobras

Antes mesmo da divulgação da lista dos citados nas investigações, a nova CPI da Petrobras já concentra 349 requerimentos de convocação para depor dos principais figurões enrolados no caso. Muitos são sobrepostos e pedem a intimação de 118 pessoas, como os ex-ministros José Dirceu, Antônio Palocci e Miriam Belchior, o doleiro Alberto Youssef e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster.

Preto no branco

José Dirceu tem uma dor de cabeça a mais. Há também pedidos de quebra dos seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Filha de peixe

Entre os pedidos de convocação está o de Marina Mantega, filha de Guido Mantega, ex-ministro e presidente do conselho da Petrobras.

Explica aí

Braço direito de Lula e presidente do instituto do ex-presidente, Paulo Okamatto também pode ser convocado pela CPI.

Top

Pedro Barusco, Sérgio Gabrielli, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, todos ex-Petrobras, concentram 29 pedidos de convocação.

Janot está entre vaga no STF e recondução à PGR

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, causou estranheza ao avisar parlamentares de que seriam citados no escândalo na Lava Jato. Essa atitude, que ele classificou de institucional, é própria de quem se articula politicamente. Afinal, há disponível uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), à qual é “candidato natural”, ou terá de disputar a recondução ao cargo na PGR, dentro de seis meses.

Mão na roda

Ao avisar os que seriam citados, Janot permitiu aos políticos antecipar fatos, bolar “antídotos” ao noticiário e contratar os melhores advogados.

Lista tríplice

Para ser reconduzido ao cargo, Janot terá de entrar na lista tríplice dos mais votados pelos colegas. E ser nomeado por Dilma.

Em campanha

O presidente do Senado, Renan Calheiros, chegou a afirmar que Janot está “em processo eleitoral”, para buscar a recondução ao cargo.

Velha chantagem

Recorrem à velha chantagem da “ameaça de desemprego” os defensores do acordo de “leniência”, para livrar as empreiteiras (e seus donos) de punição por roubarem a Petrobras. O “cálculo” agora é de meio milhão de postos de trabalho estariam supostamente ameaçados.

Lenda cínica

É lenda a “ameaça de desemprego” se as empreiteiras corruptoras quebrarem. Há inúmeras outras capazes de substituí-las nos contratos obtidos mediante fraude e suborno, e absorver os demitidos.

Apressado come cru

Apontado apressadamente como “foragido” ou “desaparecido”, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo poderia ser encontrado, nesta sexta (6), almoçando tranquilamente no Piantella, em Brasília.

Espera injusta

Após deixar o cargo, o ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo mofou durante dois meses no “Departamento de Escadas e Corredores (DEC)”. Somente ontem foi enviada ao Senado a sua indicação à embaixada em Washington. Ele quase desistiu.

Matando na unha

O ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo caiu em desgraça com Dilma ao não reagir como ela queria, na porrada, à rebelião de jovens diplomatas que protestaram contra os maus-tratos do governo ao Itamaraty.

EBC é uma mãe

A estatal EBC, que em dezembro pagou salários de até R$ 56 mil, mantém correspondentes em Copenhagen, Atlanta e Montreal e Buenos Aires, mas o noticiário internacional da Agência Brasil/EBC é retirado da Agência Lusa, por redatores que ralam em Brasília.

Caixinha, obrigado

Advogados criminalistas constituem, a rigor, o único setor da sociedade feliz com o petrolão. Eles vão faturar muito na defesa de suas excelências enroladas no escândalo.

Senador sem mandato

Chefe do escritório do governo do Amapá, Gilvam Borges é acusado por servidores de exigir ser chamado de “senador”. Faz sentido: afinal, após o fim de semana em Macapá, fica em Brasília de terça a quinta.

Ilustres desconhecidos

A piada do momento da oposição, no Congresso, é por que Dilma não recebe os próprios ministros: “Como vai receber alguém que ela não conhece?”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here