Início Notícias PF prende juiz suspeito de integrar esquema de venda de sentenças na...

PF prende juiz suspeito de integrar esquema de venda de sentenças na Bahia

648
Elemento ‘disfarçado’ de juiz mantinha vida de luxo em Salvador
Foto: Reprodução/ Facebook

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (23.nov.2019), o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 5ª Vara de Substituições da Comarca de Salvador (BA). O juiz é investigado por suposto envolvimento com 1 esquema de venda de sentenças, que já havia culminado no afastamento do presidente do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), Gesivaldo Britto.

A prisão temporária do juiz (válida por 5 dias, prorrogáveis por mais 5) decorre da operação Faroeste, que investiga esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste baiano. Além do presidente do TJ-BA, outros 4 magistrados já haviam sido afastados –dentre eles o próprio Sérgio Humberto, preso neste sábado.

O mandado de prisão temporária de Sérgio Humberto foi expedido pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que também mandou prender José Valter Dias, apontado como 1 dos maiores proprietários de terras da região. Dias ainda não foi localizado pela polícia.

Além da suposta venda de sentenças, os desembargadores e juízes investigados na operação Faroeste são acusados de cometer crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência no Estado.

Segundo o STJ, Sérgio Humberto de Quadros Sampaio mantinha uma vida de luxo. Sua residência foi avaliada em R$ 4,5 milhões, com aluguel mensal de R$ 10 mil, sem incluir o valor da taxa de condomínio. No local, a polícia encontrou carros de luxo, relógios da marca Rolex e joias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here