Início Notícias Petrolina: Família de adolescente que morreu com suspeita de Covid-19 contesta atestado...

Petrolina: Família de adolescente que morreu com suspeita de Covid-19 contesta atestado de óbito

690
Foto: reprodução

G1 Petrolina

Uma adolescente de 12 anos morreu em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a família, na noite de quinta-feira (16), Dafine Karoline Pereira Rodrigues, passou mal e foi levada às pressas para o Hospital Dom Malan, mas já chegou na unidade sem vida. A família contesta o atestado de óbito, eles afirmam que ela não apresentava sintomas do novo coronavírus, e reivindica o direito de velar o corpo com caixão aberto.

Segundo o tio de Dafine, Eduardo Pereira, antes da quinta-feira (16), dia da morte, a menina teria passado mal na quarta-feira (15), após comer um sanduíche e fazer uma caminhada com a mãe. Ela apresentou cansaço, enjoos e vômitos e chegou a dar entrada na emergência do Hospital Dom Malan. “Ela chegou com sintomas de vômitos, aí deram um soro pra ela, medicaram e deram alta. Mandaram para casa, mas não comentaram que ela tinha sintomas de nenhum outro problema de saúde”, disse.

Hospital Dom Malan — Foto: Taisa Alencar/G1

Hospital Dom Malan — Foto: Taisa Alencar/G1

A família não concorda com a causa da morte descrita no atestado de óbito da adolescente. “ Veio escrito Covid-19, Síndrome Respiratória Aguda, ou seja, ela não estava com nenhum sintoma . E , no dia anterior que ela veio, porque não fizeram o exame? Se ela estava com alguma suspeita.Esse é o questionamento da família, porque não fizeram o teste da Covid-19? Simplesmente, botaram Covid-19, sem nenhum questionamento, nada. É isso que a família quer saber, e, quer ter o direito de velar a criança. A gente não quer caixão fechado, a família não aceita caixão fechado”, ressaltou a tia de Dafine, Vânia Sisnando.

De acordo com o Hospital Dom Malan, o resultado do exame para o novo coronavírus da adolescente deve sair em até três dias utéis.

Em nota, o Hospital Dom Malan informou que crianças com histórico de sintomas gripais associados a desconforto respiratório precisam ser testadas para Covid-19, mesmo que já tenham morrido. E que este é um procedimento orientado pelo sistema de vigilância de Sindrome Respiratórias Agudas. A nota diz ainda que o HDM é sensível a dor da família e que entende a angustia daqueles que não podem se despedir adequadamente de entes queridos, mas reforça que segue protocolos rígidos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde de Pernambuco para este período de pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, não são recomendados por causa do risco de transmissão para amigos e familiares. O caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. E que durante o enterro deve ser evitada a presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco. Esse protocolo está disponível no site do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here