
A iniciativa, que busca fortalecer políticas públicas de saúde por meio da ciência e inovação, recebe o maior investimento da história do programa
O Governo de Pernambuco realiza o maior investimento em políticas públicas de saúde. O Estado lançou nesta sexta-feira (14), o edital do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa que fomenta pesquisas científicas voltadas para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua 8º edição, a iniciativa é realizada pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE) e de Saúde de Pernambuco (SES/PE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
O evento, realizado no auditório da Secti/PE, contou com a participação da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro, da presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, da diretora do Departamento de Ciências e Tecnologia, do Ministério da Saúde, Mônica Felts e de autoridades da área da saúde, pesquisadores e gestores públicos.
Durante o lançamento, a secretária Mauricélia destacou o compromisso do Governo do Estado com a ciência e a população. “Esse é um edital que visa atender a melhoria do sistema de saúde, e a melhoria do sistema de saúde não é apenas trabalhando para a saúde, mas para o sistema como um todo. E isso vai envolver inteligência artificial, computação e vários outros temas”, destacou a gestora estadual.
Para a presidente da FACEPE, Fernanda Pimentel, o PPSUS reafirma o compromisso do Estado com a ciência e a inovação como pilares do desenvolvimento social. “É um investimento recorde porque acreditamos que esse tipo de ação, a forma como o edital é construído, as parcerias estabelecidas e o planejamento para atender e beneficiar a população são fundamentais. Faz parte desse grande programa que o governo lançou, o InovaPE, pois esta gestão compreende a importância de investir em ciência e tecnologia em diversas áreas do conhecimento para o benefício da população”, pontuou.
Os projetos selecionados terão financiamento para execução e desenvolvimento das pesquisas, com acompanhamento das instituições responsáveis. A expectativa é que os resultados gerados pelo PPSUS impactem diretamente a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população pernambucana. “A gente espera todo tipo de projeto que atenda à demanda das linhas prioritárias de saúde aqui do estado de Pernambuco. Sejam projetos de tecnologia, de assistência, de gestão de políticas públicas em saúde. Todas as linhas que abordam a saúde, que é extremamente transdisciplinar, podem submeter”, destacou a gestora.
O edital, já disponível no site www.facepe.br, destaca que o objetivo é apoiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde em temas prioritários para Pernambuco. Para participar, o proponente precisa ter título de doutor, vínculo funcional ou empregatício no Estado, estar cadastrado no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T) e no Sistema AgilFAP, não ser membro do Comitê Gestor do PPSUS-PE/2024 e ter produção científica ou tecnológica relevante na área da proposta nos últimos 5 anos. Cada projeto selecionado receberá recursos de R$100 mil a R$400 mil. As submissões seguem abertas até dia 28 março.