Início Notícias PE se aproxima da marca de 8 mil mortos pela Covid-19; Paulo...

PE se aproxima da marca de 8 mil mortos pela Covid-19; Paulo Câmara tem culpa?

152
Foto: reprodução

Por Roberto Gonçalves

Pernambuco está perto de atingir a marca de 8 mil mortos pela Covid-19 e a pergunta que não quer calar: Paulo Câmara tem culpa por essas mortes? Ele agiu bem no combate a epidemia?

Só ele tem autonomia para mandar fechar e abrir o comércio. Ele é quem tem o poder de gerir os recursos enviados pelo governo federal e carta branca para agir sem consultar o Ministério da Saúde como foi decidido pelo STF.

Mas evidente que ele não tem culpa pelas perdas das vidas. A doença segue o seu ciclo natural. Os estados que registraram poucos óbitos nos primeiros meses da pandemia agora estão sendo castigados. Seguimos então com fé e esperança que em breve, com uma vacina eficaz, isso logo passará.

Os números no estado

De acordo com o boletim desta sexta-feira (7) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 78.898 pacientes estão recuperados da doença, o que representa 77% do total de infectados pelo novo coronavírus no estado. Destes, 13.391 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 65.507 eram casos leves.

A SES-PE também registrou, nesta sexta, 1.477 novos casos da Covid-19. O órgão informa que o aumento no número de casos no informe de hoje é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios.

Agora, Pernambuco totaliza 102.872 casos confirmados, sendo 24.098 graves e 78.774 leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 183 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes de outros estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 39 óbitos, sendo 20 pacientes do sexo feminino e 19 do sexo masculino. Com isso, o estado totaliza 6.867 mortes pela doença.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 19.522 casos foram confirmados e 27.287 descartados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here