Início Notícias PE: Cerca de 100 larvas são retiradas de cabeça de menina, diz...

PE: Cerca de 100 larvas são retiradas de cabeça de menina, diz conselheiro tutelar

1012
 Larvas foram retiradas de cabeça de menina de 1 ano e 10 meses, no Recife — Foto: Conselho Tutelar/Divulgação
Por G1 PE — Foto: Conselho Tutelar do Recife/Divulgação

Uma menina de 1 ano e 10 meses foi socorrida com cerca de 100 larvas na cabeça, popularmente conhecidas por “tapurus”, para o Hospital Maria Lucinda, na Zona Norte do Recife, segundo o conselheiro tutelar Ozéias Paulo, que acompanha o caso. A menina Y.V.M.R. teve alta e foi encaminhada a um abrigo de acolhimento na quarta-feira (10).

Ozéias contou ao G1, nesta quinta-feira (11), que a menina foi internada no dia 3 de abril. De acordo com o hospital, ela passou por uma cirurgia para a retirada da infestação no couro cabeludo e precisa continuar tratamento nos postos de saúde para renovar os curativos, mesmo após a alta médica.

“No primeiro dia de tratamento, foram retirados 45 tapurus. No segundo, outros 14”, disse Ozéias, apontando que foram, ao todo, cerca de 100 larvas foram retiradas da cabeça da menina.

Segundo o conselheiro, a perfuração feita na cabeça da menina pela infestação parecia o buraco de um disparo de arma de fogo. A imagem é forte.

Além da infestação, o Conselho Tutelar constatou que a criança estava com o cartão de vacina desatualizado. Com isso, a situação é considerada caso de negligência familiar e maus-tratos pelos conselheiros.

“Procuramos conhecer a situação da família e descobrimos que outras seis crianças moram na mesma casa que a menina, no bairro da Macaxeira. Três delas são negligenciadas intelectualmente, não estudam há pelo menos dois meses e também estão com os cartões de vacina desatualizados”, relatou.

O Hospital Maria Lucinda fica no Parnamirim, Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

O Hospital Maria Lucinda fica no Parnamirim, Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Em uma consulta aos dados da unidade de saúde do bairro onde a família mora, na Zona Norte, o conselheiro apurou que a última visita da mãe das crianças ao ponto de atendimento foi registrada há dois anos.

O Conselho Tutelar procurou os avós maternos da criança para que a menina ficasse com parentes, mas constatou que não seria possível deixá-la com eles. “Os avós da menina moram praticamente na mesma casa da criança. Ela teria total acesso aos pais. Os responsáveis têm o papel de cuidar, educar e proteger, mas eles violaram os três deveres”, afirmou Ozéias.

Em decisão colegiada, o Conselho Tutelar decidiu fazer o acolhimento institucional da criança e encaminhá-la para um abrigo à disposição da Vara da Infância e Juventude. O destino dos irmãos da menina ainda é avaliado pela instituição.

O conselheiro afirmou, ainda, que está organizando a documentação para notificar o Ministério Público (MP) e a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) sobre o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here