Início Notícias PE anuncia teste de coronavírus para todas as pessoas com sintomas de...

PE anuncia teste de coronavírus para todas as pessoas com sintomas de gripe leve ou suspeita da Covid-19

663
Foto: Heudes Regis/SEI

O governo de Pernambuco anunciou que vai passar a testar todas as pessoas que tiverem sintomas gripais, incluindo os leves, para o novo coronavírus. Em coletiva de imprensa transmitida na internet, nesta terça-feira (14), o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que o agendamento poderá ser feito online, pela ferramenta Atende em Casa, ou mesmo por meio da atenção primária em saúde.

Anteriormente, a testagem era feita, prioritariamente, nas vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), nas pessoas que morreram com suspeita de Covid-19 e nos profissionais de serviços essenciais que apresentassem sintomas gripais.

“Serão testadas todas as pessoas com síndrome gripal leve ou suspeita da Covid-19. Esse agendamento pode ser feito por meio do Atende em Casa ou buscando diretamente atendimento no município de residência, por meio da rede de saúde de referência”, afirmou o secretário.

André Longo afirmou, ainda, que dois tipos de exames serão oferecidos, a depender do quadro do paciente. Desde o dia 6 de julho, um posto avançado de testagem para a Covid-19 começou a funcionar, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na Zona Oeste do Recife.

“Serão disponibilizados o exame do tipo RT-PCR, para quando o sintoma decorra por sete dias, mas também o teste rápido, para quem estiver com sintomas há mais de sete dias, decorridas 72 horas após o fim dos sintomas”, explicou André Longo.

Ainda segundo o governo, além das testagens dos grupos preconizados pelo estado, desde o início da pandemia, cinco unidades de saúde recebiam testagem.

Isso significava, no início, cinco amostras de síndromes gripais leves, nessas unidades. Atualmente, o número estava em 75 amostras semanais. Com a ampliação dos testes, segundo o estado, a testagem passará a ser generalizada.

“No Recife, foram 1.181 amostras coletadas, das quais 15,2% foram positivos para Sars-Cov-2 (vírus causador da Covid-19), 0,5% para Influenza A não subtipada e 0,2% para Influenza A H1N1”, afirmou o secretário de Saúde da capital, Jailson Correia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here