Início Notícias Paulo Câmara reforça combate à criminalidade no Agreste

Paulo Câmara reforça combate à criminalidade no Agreste

754

A região ganhou nesta quarta (14) um importante reforço no combate à violência: o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP)

SEI / Foto: divulgação

O Agreste ganhou, hoje, um importante reforço no combate à violência: o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Ao lado de prefeitos e autoridades da região, o governador Paulo Câmara inaugurou o equipamento que conta 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. A entrega do BIESP, com sede neste município, beneficia mais de 650 mil pessoas da região e faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano.

“Estruturas como a que nós estamos fazendo aqui em Caruaru, com o BIESP, são essenciais. É um batalhão que vai servir a região, importante para dar agilidade nas respostas. Tenho certeza de que esse nosso esforço, com mais efetivo, mais aparelhamento, daremos respostas mais rápidas à população. Os efeitos da operação do novo batalhão já começam a dar sinais principalmente nos crimes contra o patrimônio. A gente não está descansando de maneira alguma com a inauguração desse equipamento. Outras ações precisam ser feitas, e a cada momento iremos realizar os ajustes necessários para que em cada município a gente possa dar a tranquilidade e o direito de ir e vir das pessoas”, destacou Paulo Câmara.

Na oportunidade, o governador pontuou os desafios que as forças de segurança do Estado estão enfrentando neste momento e reforçou o seu compromisso com a melhora dos índices de violência. “A gente sabe também que tem um caminho, um caminho construído e amplo com o Pacto Pela Vida, um caminho que vai com certeza começar a dar resultados mais concretos a partir dessas ações que nós estamos entregando não apenas em Caruaru, mas no Agreste e em todo o Estado de Pernambuco”, finalizou.

Subordinada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), o BIESP contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. A inauguração do equipamento faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Agreste do Estado, que inclui ainda, o reforço de policiais militares para o 4º Batalhão de Polícia Militar, também de Caruaru, e é responsável pelo policiamento ostensivo dos 15 municípios que compõem Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), são eles: Caruaru, Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas, Jurema e Ibirajuba.

Com o reforço de 140 novos policiais lançados às ruas ainda em outubro, o município de Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) em relação ao mês de setembro deste ano. Com a inauguração do batalhão, esse efetivo será incorporado ao BIESP a partir de agora. O reforço ainda será ampliado com a chegada dos novos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, que já estão sendo formados e devem estar efetivamente nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2018. Além disso, mais de 43 viaturas foram entregues, este ano, para renovação e ampliação da frota a serviço das polícias com atuação em Caruaru e no Agreste.

A prefeita do município de Caruaru, Raquel Lyra, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de um equipamento de segurança como o BIESP no objetivo de assegurar que os jovens não tenham suas vidas tiradas pela criminalidade. “A cada investimento que se faz em segurança pública, nós preservamos vidas de pais e mães de família, de e filhos que tantas mães choram todos os dias porque têm suas vidas antecipadamente ceifadas pela criminalidade. Nós precisamos gerar tranquilidade e um ambiente de oportunidades para esses jovens que estão matando e morrendo no nosso Estado e na nossa região. Tenham certeza, Caruaru trabalhará todos os dias para garantir que essas oportunidades sejam realidades na vida de todos os caruaruenses. Hoje é um dia de agradecimento e de reconhecimento. Parabéns ao Governo do Estado, aos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar pelo importante avanço no combate à criminalidade no nosso município”, apontou.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, reforçou o empenho do Governo de Pernambuco em realizar investimentos para dar cada vez mais condições de trabalho para os policiais do Estado. “A nossa missão, nada tem de fácil. O Estado está fazendo investimentos na segurança pública com aquisição de novas viaturas, criação de novas unidades policiais e, sobretudo, com a formação de novos profissionais. O governo cumpre mais um compromisso no que diz respeito ao Plano Estadual de Segurança e Pacto Pela Vida, ao idealizar e ativar o BIESP no município de Caruaru “, observou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, afirmou que o apoio do governador Paulo Câmara ao abraçar a ideia do batalhão foi essencial para que, em tempo recorde, o BIESP fosse implantado em Caruaru. “Temos hoje um batalhão novo, uma nova doutrina de policiamento ostensivo, juntando as especialidades da diretoria especializada que congrega as duas unidades de policiamento especializado em uma única unidade. Tenho muito orgulho em levar para o Interior do Estado esse serviço mais especializado da Policia Militar. Ao levar a ideia para o governador, imediatamente ele abraçou a ideia. Então, nós conseguimos em poucos meses colocar o batalhão em operação. É um tempo recorde. A estrutura dessa unidade é única. Nas polícias militares do Brasil, não existe uma unidade semelhante ao que nós estamos apresentando hoje”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here