Início Notícias Paulo Câmara precisa dar melhor condição de trabalho para os policiais, diz...

Paulo Câmara precisa dar melhor condição de trabalho para os policiais, diz Joel da Harpa

452
Alepe / Foto: divulgação

Deputado estadual participou do programa Araripina Urgente dessa quarta-feira (28); ouça entrevista

Por Cidinha Medrado

Policiais e Bombeiros de Pernambuco realizarão nesta quinta-feira (29) uma assembleia para deliberar sobre o fim das faixas salarias dos profissionais da segurança pública. O evento será presencial seguindo às normas decretadas em combate ao novo coronavírus, e transmitido pela internet, a partir das 15 h no Recife, organizado pelo deputado estadual Joel da Harpa (PP – Partido Progressista), ele que defende a categoria, disse que há mais de 3 anos os policiais não tem aumento e nem perspectiva de melhorias.

“Desde 2017 quando foi criado um plano de remuneração, já houve uma insatisfação por conta da criação das faixas salariais, que dividiu a categoria, quebrou a paridade, elas vem sendo uma celeuma muito grande para Policiais e Bombeiros militares e além disso, tivemos a questão da Covid-19, os salários estão altamente defasados, então houve um entendimento da categoria desde 2019 de não ir buscar em forma de assembleia um aumento salarial, mas agora o que a gente está discutindo aqui é a reposição salarial”, disse Joel.

Será possível durante o evento discutir as perdas e as possibilidades de recuperação durante e pós pandemia, além disso, serão discutidos adicionais, desconto do fundo para estoque de inativos e pensionistas, diminuição do interstício do plano de cargos e carreiras e a questão do investimento no sistema de saúde da polícia, sobretudo no Hospital da Polícia Militar.

“Tudo isso vai ser discutido nessa assembleia e a gente espera que aqueles policiais e bombeiros ativos, inativos e pensionistas possam participar ativamente, mesmo que remotamente e poder também trazer sugestões e já saímos com a data de entrega oficial ao poder executivo dessas demandas da categoria”, afirmou o deputado.

Joel afirmou que espera um entendimento do governo do estado, no sentido de sentar com a categoria para chegar a um denominador comum. Segundo ele, não se falará em greves, paralisações ou manifestos, mas é preciso buscar a sensibilidade do governo, até porque o evento não vai atingir a questão fiscal do estado, mas buscando investimentos que possam ser feitos para promover a segurança dos profissionais, em um estado que está em crescimento e com um PIB significativo em relação a outros, ele disse que o governo não olha para o aumento de serviços e as necessidades dos trabalhadores.

“Isso precisa ser revisto pelo poder executivo, não dá mais para ficar sendo olhado pelos quatro cantos do país como uma Polícia que recebe muito mal, pra você ter uma ideia uma pessoa que entra hoje como soldado na Polícia Militar vai receber menos de R$ 3 mil, a pessoa entra na PM, arrisca sua vida, vai para a rua par combater a criminalidade, que só faz crescer e que não pensa duas vezes pra tirar a vida de um policial, durante a pandemia eles não pararam, vários policiais perderam a vida, a sociedade precisa acordar e cobrar mais do poder executivo”, disse ele.

A diminuição dos crimes letais intencionais no estado para o deputado, é mais uma ação que o governo precisa reconhecer, a categoria enfrentou a pandemia mesmo recebendo salário inapropriado e deu resultados. O deputado disse que espera o que governador Paulo Câmara sinalize com mais cuidado e investimentos e melhor condição de trabalho, para ele, momento oportuno em cima das melhorias do Pacto Pela Vida. Ouça a entrevista na íntegra:

TRANSMISSÃO

As transmissões ocorrerão pelas redes sociais pessoais dos representantes, das associações e do deputado que é o @deputadojoeldaharpa no Instagram e Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here