Início Notícias Paulo Câmara participa de encontro que reúne nações de Maracatu na Casa...

Paulo Câmara participa de encontro que reúne nações de Maracatu na Casa da Rabeca

1072
29º Encontro de Maracatu de Baque Solto, na Casa da Rabeca

29º Encontro de Maracatu de Baque Solto, na Casa da Rabeca –  Folha PE / Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Uma tradição criada por Mestre Salustiano, que começou apenas com 12 grupos de Maracatus, hoje reúne cada vez mais adeptos da cultura. Neste ano, 114 grupos vindos de todas as cidades do Estado prestigiaram o 29º Encontro de Maracatus de Baque Solto, na Casa da Rabeca, em Olinda. “A cultura pernambucana é muito viva, passando de gerações em gerações”, afirmou o governador Paulo Câmara, que prestigiou o encontro, como faz todos os anos. Câmara disse ainda que o Governo tem trabalhado para manter as expressões culturais enraizadas na cultura do Estado.

“Esses encontros representam a nossa diversidade cultural”, disse o prefeito do Recife Geraldo Júlio. “Personalidades como Mestre Salustiano, Ariano Suassuna, Miguel Arraes, nos deixaram esse legado que concentra uma energia forte e diferente das raízes da nossa cultura. Por isso, eu faço questão de estar aqui todo ano”, explicou Geraldo. ”Quero parabenizar todos que tem tido o cuidado de preservar a nossa cultura, não só entre si, mas que difundem, levam projetos sociais para a comunidade. ”O que está ao alcance da prefeitura para que essa cultura seja preservada, nós fazemos”, reforçou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Maciel Salu, filho do Mestre Salustiano, disse que, apesar de tudo, ainda falta o devido valor à cultura popular pernambucana. “Nós sabemos que quando se fala de cultura popular ainda existe muita discriminação e preconceito, e nós precisamos valorizar mais essa cultura. O trabalhador rural economiza e passa o ano inteiro bordando a roupa para poder desfilar no Carnaval”, concluiu Salu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here