Início Notícias Paulo Câmara autoriza construção de sistemas que vão abastecer população com água...

Paulo Câmara autoriza construção de sistemas que vão abastecer população com água da Transposição do São Francisco

581
Foto: reprodução

As obras vão contemplar cerca de 12 mil pessoas que moram próximas aos canais da transposição

Foto: Reprodução

O governador Paulo Câmara (PSB) assina, nesta quinta-feira (05), em Salgueiro, no Sertão Central, a ordem de serviço para o início da construção de pequenos sistemas de abastecimento de água nas imediações dos dois canais da Transposição do Rio São Francisco. O investimento total será superior a R$ 45 milhões repassados via convênios com a União. A iniciativa vai beneficiar 12 mil habitantes de comunidades existentes nas imediações dos Eixos Norte – que começa em Cabrobó e vai até as imediações de Brejo Santo, no Ceará – e o Leste, que capta a água em Floresta e vai até a cidade de Monteiro, na Paraíba.

A assinatura da ordem de serviço é a última etapa antes do início da obra. A previsão é que os sistemas sejam concluídos em até 24 meses. O evento ocorrerá na Capela de São José, no Sítio Uri, em Salgueiro. O local fica a 4 km da Polícia Rodoviária Federal, no sentido Parnamirim.

A obra é necessária porque muitas comunidades são vizinhas aos canais, mas não recebem as águas da transposição, que, além de Pernambuco, vai contemplar mais três Estados: Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste já foi concluído. O Eixo Norte ainda não foi finalizado pelo governo federal.

OBRAS COMPLEMENTARES

Em Pernambuco, as obras complementares da transposição são: a Adutora do Agreste e o Ramal do Agreste, que vão fazer a água chegar para uma grande quantidade de pessoas. Ambos estão em obras. A primeira fase da Adutora do Agreste está em obras desde 2013, deveria ser concluída em 2015, mas isso não ocorreu devido ao atraso dos repasses do governo federal. Quando for concluída inteira, a Adutora vai levar a água a 68 municípios do Agreste. Na primeira etapa, serão contemplados 23 cidades. A segunda etapa – que vai beneficiar 45 municípios – não tem data prevista para o seu início, embora esteja iniciando outro ciclo de seca naquela região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here