Início Notícias O PT conseguiu:Trabalhador precisará ficar um ano no emprego para ter direito...

O PT conseguiu:Trabalhador precisará ficar um ano no emprego para ter direito ao seguro

545
alt

alt

Até então, eram necessários seis meses para conseguir o benefício

Por Cássia Almeida/O Globo

RIO – O mercado de trabalho brasileiro, que vinha se mostrando firme mesmo com o baixo crescimento dos últimos anos, começa a sofrer os efeitos da estagnação exatamente quando as regras para conseguir o seguro-desemprego ficaram mais rígidas. O trabalhador só poderá requerer o benefício depois de um ano no mesmo emprego. Até então, eram necessários seis meses para conseguir o benefício.

Diante da restrição e da piora no mercado, uma das consequências pode ser o aumento da informalidade. Para os empregados com pouco tempo de casa, perder o emprego sem ter o benefício para pagar as contas pode levar ao trabalho informal. A economia não está gerando vagas formais para absorver os trabalhadores demitidos.

— O trabalhador vai ter que se virar e isso aumenta a informalidade — afirmou a economista Sonia Rocha, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets).

Especialista em mercado de trabalho, o professor da UFRJ João Saboia lembra que o desemprego está maior agora do que no mesmo período do ano passado e até mesmo quando é comparado ao fim de 2014, quando foi editada a medida provisória que mudou as regras. A taxa de desocupação nas seis maiores regiões metropolitanas estava em 5% da força de trabalho em março do ano passado. Em março último, a taxa já subira para 6,2%:

— O problema dessa mudança no seguro-desemprego é que prejudica o trabalhador num momento em que o desemprego está aumentando.

Os gastos com seguro-desemprego têm crescido de forma exponencial. Há dez anos, representavam 0,5% do PIB, atualmente comem 0,9% de tudo que é produzido pela economia: cerca de R$ 53 bilhões.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here