Início Notícias “O prefeito de Araripina determinou um combate intenso as muriçocas”, diz responsável...

“O prefeito de Araripina determinou um combate intenso as muriçocas”, diz responsável pelo trabalho; ouça entrevista

647

Professor Milton, que é engenheiro agrônomo e tem especialidade em Biologia e Microbiologia, explicou nesta quarta na Arari FM, as etapas do combate

Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto

O responsável pelos trabalhos de combate as muriçocas no município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, professor Milton, que é engenheiro agrônomo e tem especialidade em Biologia e Microbiologia, afirmou nesta quarta-feira (23), na radio Arari M, que o prefeito Raimundo Pimentel (PSL), determinou um intenso combate as muriçocas na cidade.

“Até então a gente tinha trabalhos de controle que tem uma eficácia não tão satisfatória quanto o combate. Então, de inicio, a gente tem que levar em consideração, que Araripina tem focos sérios de nascedouros do mosquito. A cidade é cortada por dois canais de esgoto, que na realidade, se a gente for reportar no tempo, eram nascentes de água corrente e agora são esgotos correndo a céu aberto e tudo isso ajuda na proliferação”, frisou.

De acordo com professor Milton, é possível que num futuro bem próximo a população de Araripina não sofra mais com essa infestação de muriçocas. “É possível sim, da seguinte forma: o poder público tá entrando com a sua parcela, porque cerca de 80% estão nos nascedouros, que são os focos principais, e o restante, os 20 %, estão nas residências. A população tem que fazer a sua parte também, senão não teremos sucesso”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista, o primeiro passo para combater a muriçoca já está sendo feito pela prefeitura. “ A primeira fase e a carbonização, e a gente já fez esse primeiro trabalho. A segunda etapa nós começamos na última segunda-feira (21), que é a aplicação da esterilização nas laterais dos canais. A terceira fase consiste em fazer a esterilização dos insetos, ou seja, nós vamos fazer com que os machos das muriçocas sejam esterilizados, porque mesmo que haja a volta deles para reprodução, eles não vão conseguir reproduzir”, disse. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here