Início Notícias “O MP em nenhum momento pediu meu afastamento”, diz presidente da Câmara...

“O MP em nenhum momento pediu meu afastamento”, diz presidente da Câmara de Trindade na Arari FM; ouça

520

Francisco Freire (Serra Branca) e duas servidoras, Luzimaura Félix e Juraneide Galindo, foram denunciados no MP pela prática de crimes de Associação Criminosa e falsidade ideológica

Por Cidinha Medrado

O Ministério Público de Pernambuco recebeu uma denuncia anônima contra o presidente da Câmara de Vereadores de Trindade, Francisco Freire (Serra Branca) e duas funcionarias,  Luzimaura Félix e Juraneide Galindo, pela prática de crimes de Associação Criminosa (art. 288 do CP), falsidade ideológica (artigo. 299 do CP) e Peculato (art. 312 do CP), uma matéria divulgada nas redes sociais, diz que o Ministério teria pedido o afastamento dos mesmos dos cargos da Câmara Municipal de Trindade por terem falsificado indelicadamente os formulários de pedido de concessão de diárias, inserindo declarações falsas nos pedidos com o fim de se apropriarem de recursos públicos, onde consta a assinatura do Presidente da Câmara, a denúncia diz que os requerimentos para as diárias feitas em 19 de janeiro de 2021, afirmam que as duas funcionárias viajaram para a cidade de Araripina no dia 25 de janeiro ida de 09.58 h e retorno às 17.42 h.

“Tudo foi um equívoco de informação”, disse Francisco Freire, alegando que a sua gestão tem sido esforçada e zelosa com os recursos públicos, que tem lutado para aperfeiçoar os trabalhos e que vem fazendo mudanças na parte física e profissional da casa, como redução de quadro de funcionários e quantidade de diárias, e que as únicas receitas do tipo, foram essas. Concedidas com o valor somado de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para as duas servidoras que, mensalmente vão a Araripina resolver pendências da Câmara junto a Caixa Econômica, como abrir contas e resolver questões não finalizadas pela gestão anterior com consignados. Numa entrevista ao Jornalista Roberto Gonçalves da Arari FM, o vereador presidente disse que as funcionárias conseguiram fazer com este dinheiro, quatro viagens.

“Não havia necessidade de manipulação porque as diárias foram destinadas a elas, o que pode ter ocorrido, se é que houve, pode ter sido relacionado ao preenchimento. Mas eu soube também que houve uma adulteração na denúncia, o MP em nenhum momento pediu meu afastamento, mas colaram uma nota na denuncia, dizendo que o Ministério havia solicitado o meu afastamento, isso é uma inverdade, uma fraude que foi praticada em cima de um documento público e acredito que para dar ênfase à matéria, uma divulgação negativa da minha imagem e das duas funcionárias, e entendo que o Ministério deve apurar essa colagem’, contou.

Na nota, o presidente da câmara de Trindade também critica o fato de ser uma denúncia anônima.

“Impressionante como foi rápida a atitude tomada por denunciantes que nem coragem tiveram de expor seus nomes, permanecendo, repito, no anonimato. Em relação as datas citadas na denúncia, o empenho (solicitação do gasto da diária) foi do dia 19/01/2021 – antecedendo o gasto, como determina a lei – e o gasto efetivo ocorreu em 25/01/2021. A viagem existiu, tinha justificativa e não houve nenhum tipo de crime” disse em escrito.

Serra Branca lamentou o ocorrido, ele disse que essa é uma forma oposicionista de manchar seu nome perante os munícipes e que nunca esteve envolvido com nenhum tido de irregularidade, que o MP recebeu a denúncia para investigar e assim que começar a câmara terá todos os meios de provar judicialmente que não houve fraude nesse episódio.

“Em 32 anos de vida pública, nunca tive meu nome atrelado a nenhuma conduta irregular. Prestamos esclarecimentos ao Ministério Publico, com envio de notas, declarações e continuarei de maneira transparente e firme na condução da presidência desta casa, apoiando o poder executivo nas mudanças que nossa cidade precisa para se superar”, relatou. Ouça a entrevista completa:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here