Início Notícias ‘Nossas escolas estão preparadas’, diz secretário de educação sobre volta às aulas...

‘Nossas escolas estão preparadas’, diz secretário de educação sobre volta às aulas na rede estadual

902
Foto: reprodução

Após semanas de impasse sobre a retomada de atividades presenciais na rede estadual de ensino, o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, afirmou, nesta terça-feira (20), que as aulas presenciais do terceiro ano do ensino médio devem ocorrer a partir da quarta-feira (21). “O calendário está mantido e as nossas escolas estão preparadas para receber os estudantes em todo o estado”, disse.

Segundo o cronograma do poder Executivo, as aulas do segundo ano do ensino médio das escolas públicas devem voltar no dia 27 de outubro. Já para o primeiro ano, a retomada ocorre no dia 3 de novembro. O ensino fundamental e a educação infantil, por sua vez, estão com atividades suspensas até 31 de outubro.

“Primeiro, nós iríamos retomar no dia 13, mas o Sintepe [Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco] nos solicitou que essa retomada fosse feita só a partir do dia 21. Alteramos a data e também existe uma decisão do Tribunal de Justiça que determina o retorno das aulas, então a gente inclusive tem que dar cumprimento a essa decisão”, afirmou o secretário.

Cartão-alimentação suspenso

Com a volta dos estudantes às escolas, foi suspenso o fornecimento de recursos para o cartão-alimentação entregue a alunos do ensino médio. A medida foi adotada durante a pandemia para manter o fornecimento de alimentos para os estudantes mesmo com a suspensão das atividades presenciais nas escolas.

“Para o ensino médio, as escolas todas foram abastecidas com alimentos, equipes de merenda. Como a gente não pode gastar o dinheiro duas vezes com o cartão e a preparação da merenda, para este mês de outubro, nós só nos preparamos para fornecer o cartão-alimentação para o ensino fundamental”, disse Amâncio.

Ainda segundo o secretário de Educação e Esportes, não há como abrir exceções para manter o benefício para estudantes que não vão retornar às escolas por serem do grupo de risco. “A gente fica muito sensível em situações como essa, mas infelizmente não é possível. A gente está estudando alternativas para essas famílias”, declarou.

Aulas retomadas na rede privada

Seguindo o cronograma do governo de Pernambuco, alunos do 1º ano do ensino médio de escolas privadas retomaram as atividades presenciais nesta terça-feira . Para o terceiro e o segundo ano do ensino médio das escolas privadas, as aulas foram retomadas no início de outubro.

De acordo com o governo do estado, a volta às aulas presenciais é opcional para os estudantes. Segundo as escolas particulares, foi adotado um sistema híbrido de ensino, em que é possível assistir às aulas presencialmente ou por meio da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here