Início Notícias “Nós queremos a Universidade Federal em Araripina, mas essa decisão é alheia...

“Nós queremos a Universidade Federal em Araripina, mas essa decisão é alheia à nossa vontade”, diz Kaio Maniçoba

1065

Na Arari FM, o deputado desmentiu boatos de que ele estaria articulando, para que a sede da Unirvesidade Federal do Araripe, fosse para outro município da Região

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

Ao participar de uma entrevista nesta terça-feira (23) na Rádio Arari FM, de Araripina, no Sertão de Pernambuco, o deputado federal licenciado e secretário estadual de Habitação Kaio Maniçoba (PMDB), desmentiu boatos que surgiram recentemente, de que ele estaria articulando, para que a sede da Universidade Federal do Araripe, fosse para outro município da Região.

O Projeto de Lei que cria a Universidade em Araripina, é de autoria do próprio Kaio Maniçoba. O deputado pediu as pessoas que se acalmassem, porque não existe nada no Projeto, fora do planejado.

“Originalmente a gente pensou que fosse Araripina, porque está mais perto do Ceará, mais perto do Piauí, é uma cidade tem que tem porte. As vezes as pessoas deturpam o nosso pensamento, a nossa fala, e até causa chateação na gente. Você imagine o Araripe que há muitos e muitos anos, políticos são votados, e que nunca tiveram interesse de beneficiar a região, com qualquer tipo de Projeto nesse sentido. A gente tá no nosso primeiro mandato, nós não tivemos uma representação política aí no Araripe, e de cara enfretamos esse desafio de tentar buscar esse Projeto, que requer muita disposição, e a gente tem feito isso com muita clareza, enfrentando críticas de pessoas, até de outros lugares, que querem receber a Universidade”, explicou.

Ainda de acordo com Kaio Maniçoba, não é ele quem vai dizer o local aonde a Universidade será implantada, isso ficará a cargo da própria região, através de uma Audiência Pública, em condições que o MEC vai dizer, se será em Araripina, Ouricuri ou Trindade.

“O nosso pensamento é que se instale em Araripina, como foi o Projeto original colocado por nós. O que eu quero deixar claro, é que……..Essa decisão é alheia à nossa vontade, e o que nós fizemos, foi que esse trâmite pudesse ser feito da melhor maneira possível, pra poder percorrer as Comissões sem nenhuma dificuldade”, frisou.

Ouça a entrevita na íntegra:

Leia também:

>>Kaio Maniçoba é o entrevistado de Roberto Gonçalves nesta terça na Arari FM

>>Deputado Kaio Maniçoba e a estratégia eleitoral de Paulo Câmara

>>Kaio Maniçoba será o novo secretário de Agricultura de Pernambuco e Luciano Bivar assumirá..

>>CPI da Petrobras faz sua 1ª reunião e elege Kaio Maniçoba para a 3ª…

>>Iniciante na política, deputado Kaio Maniçoba procura Armando para tratar do polo gesseiro

Pelo projeto original do deputado, a Universidade Federal do Araripe,  seria implantada no município de Araripina, dentro do Plano Plurianual (PPA). As obras, no valor de R$ 200 milhões, deveriam ter começado em janeiro de 2017, com término previsto para 31 de dezembro de 2019.

De acordo com o projeto de lei, “a Fundação Universidade Federal do Araripe teria por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi nos municípios das mesorregiões do Sertão Pernambucano, no Estado de Pernambuco, do Sul Cearense, no Estado do Ceará, e do Sudeste Piauiense, no Estado do Piauí.”

A nova universidade beneficiará 41 municípios pernambucanos, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas – além de 25 municípios do Ceará, com quase 900 mil habitantes, e 66 municípios do Piauí,, com população superior a 500 mil. Na época, o então deputado Kaio Maniçoba (PMDB) apresentou emenda ao PPA na qual sugeriu a implantação da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here