Início Notícias Na Arari FM, Sílvio Costa Filho defende trabalho do superintendente da Codevasf...

Na Arari FM, Sílvio Costa Filho defende trabalho do superintendente da Codevasf em Petrolina, “tem cumprido papel importante”; ouça

473
Foto: divulgação

Por Cidinha Medrado

Mais de 5 mil municípios brasileiros mergulham em dificuldades financeiras no setor previdenciário, situação que foi complicada pela pandemia e que cresceu em 2021 por causa da crise financeira. A falta do pagamento pode prejudicar o município que não conseguir sair do problema e dificulta a captação de novos recursos federais.

Na manhã dessa quarta-feira (12), o deputado Federal Silvio Costa (Republicanos), presidente da frente parlamentar em defesa do novo Pacto Federativo, explicou em entrevista ao jornalista Roberto Gonçalves, da Rádio Arari FM, que esse é um momento desafiador, e que os municípios precisam de ajuda para trazer o equilíbrio financeiro. Ele contou também que editou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que pode promover a estabilidade.

“Sou um municipalista convicto, é nas cidades que temos maiores problemas, como falta de saneamento, falta de atenção ao homem do campo, e é fundamental que os municípios brasileiros possam cada vez mais ampliar sua capacidade de receita, por isso que defendo, menos Brasília e mais Brasil, antes da Constituição de 88, cerca de 60% da arrecadação ficava nas mãos de estados e municípios, hoje essa pirâmide inverteu e os 60% ficam com a União, por isso que os recursos ficam concentrados em Brasília e hoje muitos não conseguem investir e nem pagar a folha de Servidores”, explicou Silvio.

Segundo o parlamentar, é preciso criar mecanismos para que os municípios e estados tenham mais receitas, muitos com dividas altíssimas, principalmente com a previdência e outros que chegaram a dividir a transação em 60 parcelas.

“Estou tentado com o governo federal, ao lado da equipe econômica, um novo parcelamento, saindo de 60, para 240 meses, isso vai diminuir as parcelas das prefeituras e sobrar automáticamente mais dinheiro para investir e gerar emprego e renda”, disse Silvio Costa.

O deputado também respondeu questionamentos sobre o projeto de lei 4381/2020 de sua autoria, aprovado pela Câmara dos Deputados em julho de 2020, ampliando a presença de atuação da “Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba” (Codevasf). Com a aprovação, a Companhia passou a agir em todas as cidades de Pernambuco e Estados onde antes não atuava.

Denúncia

Recentemente o Jornal A Folha de São Paulo fez denúncias indiretas sobre a distribuição de obras e tratores pela Codevasf, insinuando parcialidade do órgão na distribuição de recursos e serviços.

“Eu confio muito no presidente da Codevasf, o Aurisvalter. Ele tem feito um belo trabalho, não acredito que possa ter havido mal feito na Codevasf sob sua gestão e sua liderança. Na minha avaliação ele tem cumprindo um papel importante e essas denúncias dialogam com a Codevasf Nacional, e qualquer denúncia que tenha sido feita, eu tenho confiança que isso vai ser esclarecido”, disse.

De acordo com Silvio Costa, a ampliação da Codevasf vai permitir especialmente que um deputado possa enviar recursos e emendas para a região que desejar, inclusive para o agreste e regiões da Mata Sul e Norte do Estado, no litoral. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here