Início Notícias Na Arari FM, presidente do Crea-PE fala sobre programa de escolha das...

Na Arari FM, presidente do Crea-PE fala sobre programa de escolha das Obras Prioritárias para PE

564

De acordo com Evandro Alencar, até o momento a conclusão da Ferrovia Transnordestina ligando Suape a Eliseu Martins está liderando a escolha; ouça entrevista

Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto

Nesta terça-feira (18), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, falou na Rádio Arari FM sobre o programa de escolha das Obras Prioritárias do Estado de Pernambuco que prevê a participação de todos os profissionais ligados ao órgão no estado e já contabiliza seus primeiros números.

A nova ação consiste na criação de uma listagem com as 05 obras prioritárias em âmbito federal e outras 05 estaduais em Pernambuco, a partir da votação numa pesquisa digital no site do Crea. Estão aptos a participar da iniciativa engenheiros, agrônomos e geocientistas, além de tecnólogos de todo o estado, ativos no Sistema Confea/Crea.

De acordo com Evandro, com atualização diária dos dados, as informações até o momento revelam que em relação às obras federais a conclusão da Ferrovia Transnordestina ligando Suape a Eliseu Martins do Piauí, a implantação do Arco Metropolitano, a construção do Canal do Sertão Pernambucano, a conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima e finalmente, a requalificação e recuperação da BR 232 até São Caetano, com inclusão da terceira faixa no Curado, são as cinco obras prioritárias no ranking das obras federais.

Por enquanto, no âmbito estadual, o primeiro lugar aponta para a conclusão das barragens de Panelas, Lagoa dos Gatos, Igarapeba, São Benedito do Sul e Barra da Guabiraba. A Adutora do Agreste é a segunda mais votada. Em terceiro lugar está à conclusão da navegalidade do Rio Capibaribe e, em quarto e quinto lugares estão, respectivamente, a duplicação da PE 60, de Suape até a divisa com Alagoas e a conclusão dos segmentos que complementarão a estrutura do principal sistema viário, 2ª e 3ª perimetrais, da Região Metropolitana do Recife (RMR).

A pesquisa, de caráter técnico, apartidário e continua aberta até o final desse mês. Após a conclusão da votação o Crea-PE encaminhará às autoridades do Estado e governo federal o resultado, como contribuição para o desenvolvimento local e regional. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here