Início Notícias Na Arari FM, Kalígia fala sobre PL que cria o Dia Municipal...

Na Arari FM, Kalígia fala sobre PL que cria o Dia Municipal do Aleitamento Materno e agenda de Pimentel e Evilásio em Brasilia

560
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

A vereadora Kalígia Matheus (PSL), explicou na manhã desta segunda-feira (24), que o PL (Projeto de Lei) da sua autoria que institui o Dia Municipal de Aleitamento Materno, foi aprovado na reunião ordinária de quarta-feira (18). O ‘Dia’ será comemorado anualmente em 21 de maio para estimular o interesse da sociedade na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e às mães, nos primeiros meses de vida da criança. A vereadora comentou que foi um projeto formulado em parceria com médicas Pediatras, como Socorro Pimentel e Lúcia Trajano, a vereadora Camila Sampaio e a direção do Hospital e Maternidade Santa Maria. Com a aprovação, o município poderá fazer campanhas que promovam o incentivo, tendo o leite materno como o alimento padrão para os bebês.

“O município poderá fazer campanhas que promovam inúmeros benefícios não só para a saúde do bebê, como também da mãe, é um vínculo muito importante entre a mãe e o bebê que às vezes se distanciam por motivos como o trabalho”, disse ela.

Durante sua conversa com Roberto Gonçalves, no Programa Araripina, a Arari FM, ela também falou sobre a viagem do marido, o vice-prefeito Evilásio Mateus junto com o prefeito Raimundo Pimentel até Brasília. Eles foram ao DF em busca de recursos e parcerias para trabalhar na recuperação das estradas vicinais entre outros pedidos. Como reside na zona rural, Kalígia disse que o problema é grandioso e afeta a população diariamente ela comentou a agenda.

“Eu que moro na zona rural ainda passo por dificuldades de acesso, para ir até a cidade, isso afeta diretamente as pessoas que moram lá, eles vão estar em audiência no Ministério da Agricultura para tratar dessa questão das estradas e também a construção de um novo matadouro para a cidade, haverá ainda uma audiência com o Ministério Desenvolvimento Regional para ver ser a continuação do projeto de saneamento básico a revitalização do canal São Pedro aonde a gente sabe o que é uma das situações que precisam, e que vem se arrastando há muito tempo, é preciso botar um ponto final nessa questão do canal, a gente sabe que eles estão muito empenhados nisso e se Deus quiser vão voltar de Brasília com muitos projetos prontos para serem concretizados”, comentou.

A vereadora é também autora de um projeto de lei que determina academias como serviços essenciais, o projeto enfrenta polêmica, porque um grupoe de professores se rebelou contra a vacinação dos profissionais de educação física. Sobre o assunto, a vereadora comentou que o projeto é uma forma de obedecer à orientações médicas para a prática  do exercício físico que promove uma saúde melhor.

“Eu já falei com vocês aqui em relação a essa questão da atividade física, sempre foi dito que ela faz bem para saúde, você vai fazer consulta médica, o médico diz manda fazer atividade física, sempre foram recomendações médicas. E em relação à questão do professor de educação física, algumas pessoas me procuraram para colocar também o professor como prioridade, que também fosse vacinado, o que eu passei foi o seguinte, nós não temos poder para isso, é um poder municipal, ele quem tem como direcionar, mas não temos o suficiente para vacinar todos os professores. Em relação ao educador físico e determinação não foi do município, mas conversei com educadores físicos e me coloquei à disposição para juntamente com os nossos colegas sentarmos para avaliar, eu Camila Sampaio e o presidente, o Projeto foi retirado para análise, é uma forma de não ser inconstitucional, porque o poder executivo vai pegar e será sancionado de uma forma que esteja  dentro da legalidade”, explicou a vereadora. Ouça a entrevista completa:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here