Início Notícias Na Arari FM, Drª Késia Holanda brinda as mães e tira dúvidas...

Na Arari FM, Drª Késia Holanda brinda as mães e tira dúvidas sobre ginecologia e obstetrícia

581
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

Você não vai ficar sozinha no mundo das dúvidas, porque toda sexta-feira a médica ginecologista da Clínica Pró-Saúde em Araripina, Drª Késia Holanda, responde as principais dúvidas sobre a saúde da mulher. E nesta sexta (07), além de presentear as mulheres com respostas responsáveis sobre assuntos da ginecologia, ela brindou as mães com prêmios especiais.

A ouvinte Elizangela disse que tem um mioma ainda pequeno e que o médico se recusou a tirar por ser minúsculo, não todos os dias, mas ela sente dores na região do ovário do lado direito, e mais, ela comentou que fica até 8 meses sem menstruar.

“O mioma geralmente aparece nessa região do útero podendo ser único ou múltiplos, e a indicação de operar somente em casos de sangramentos excessivos, causando anemia, ou se ele cresce muito rápido em pouco tempo, nem é câncer e nem vai virar câncer, não se preocupe. Sobre a falta de menstruação por 8 meses, pode ser por vários motivos, como problemas hormonais, ovários micropolicísticos, uma menopausa chegando dependendo da idade ou doenças da tireoide, ah e essa dor embaixo do ventre pode ser uma doença pélvica. Porém, para se ter uma resposta a Elizangela terá que visitar o médico e fazer exames para chegar a um diagnóstico, a gente levanta uma hipótese, mas é preciso ser examinada”, explicou a Doutora.

A Maria José da região de Sipaúba, interior de Araripina, está com dúvidas quanto a uma menstruação. Ela conta que está sangrando há um ano e sete meses. Segundo a ouvinte, uma ultrassonografia constatou que tem dois cistos em cada um dos ovários.

“Maria sangrar por muito tempo assim não é normal, o sangramento uterino tem uma quantidade de dias, tem mulheres que sangram dois, cinco, oito e até dez, a gente considera normal porque tem mulheres com ciclo menstrual menor e tem mulheres com ciclo menstrual um pouquinho maior, mulheres que estão sangrando de longa data, como um ano e sete meses, com certeza não é normal. Precisamos saber o que são estes cistos ovarianos, porque existem cistos só de água, os menstruais, os cistos dos folículos da menstruação, são vários tipos. E também, esse tempo longo, pode trazer outras doenças e uma das mais comuns é a anemia, então corre pro médico mulher pra realmente saber o que está acontecendo”, explicou Késia.

Sem se identificar e por mensagem de áudio, uma ouvinte contou que tudo o que come causa azia forte e queima, e quando come pão, a situação piora muito.

“Tem pessoas que comem pouco e se sentem cheias, como se fosse farta, a gente chama isso de plenitude pós-prandial, a gente tem uma vesícula biliar que fica dentro do fígado, acoplada ao fígado e que secreta um líquido esverdeado que ajuda na digestão, as vezes ele não tá trabalhando direito por alguns motivos e a gente fica com essa sensação de cheia, empanzinada como chamamos aqui no nordeste, ou o motivo pode ser um refluxo ou uma gastrite. Mas de ordem geral, minha orientação é evitar farinhacéos, como cuscuz, farinha, farofa, tapioca, pãozinho, coma tudo, mas de forma moderada, procura o médico para mais orientações que vai dar certo”, disse ela.

As ganhadoras de um brinde e uma avaliação ofertados por Dra. Késia por ocasião do Dia das Mães, foram as ouvintes Lêda Maria Nunes de Araripina, e Maria Auricélia de Oliveira Silva, do distrito do Moraes. Ouça a entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here