Início Notícias Na Arari FM, Cacá Lopes apresenta o projeto “Abraços e versos: Um...

Na Arari FM, Cacá Lopes apresenta o projeto “Abraços e versos: Um encontro entre o Forró e o Cordel”; ouça

709
Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado para o Blog

O cantor, compositor e poeta, de Araripina Cacá Lopes, tem uma história de superações e aprofundamento em várias culturas por experiências que o levaram ao reconhecimento nacional através da maneira como expressa suas artes. Atualmente o artista se empenha na divulgação do projeto “Abraços e versos: Um encontro entre o Forró e o Cordel”, com o objetivo de mostrar como o cordel pode ser usado como ferramenta de fomento e difusão da cultura forrozeira na internet, através das conversas com profissionais e artistas de diversas áreas do Forró, permitindo ao público, fazer perguntas e comentários sobre os temas a serem debatidos, uma forma de incentivo para propagar a arte na web.

Uma Lei em São Paulo que destina verbas para os forrozeiros vai garantir os eventos. ‘Abraços e versos’ será apresentado de abril a junho em oito vivências. Os encontros presenciais foram cancelados, mas o projeto segue virtualmente, em lives de bate-papo com os artistas, as primeiras apresentações serão nos dias 17 e 30 de abril em casas culturais de São Paulo.

“As lives salvaram a classe artística, os artistas grandes e pequenos, os grandes com patrocinadores e os pequenos através de projetos. Eu tive três projetos aprovados, que dá pra gente conseguir, resultados de uma luta que já vem de 30 anos” contou ele.

Cacá Lopes vive da sua arte. Para ele, o palco é sedutor e não tem hora para parar e atua em três projetos seus no momento, que foram premiados. Um deles é o ‘Sarau Budega do Brasil’; outro é o ‘Maria Alice Bregueiro’ e o ‘De Patativa à Gonzagão’, que foi contemplado pelo prêmio paulista, Neide Gomes.

Questionado sobre sua ligação com o poeta Patativa do Assaré e o forrozeiro Luiz Gonzaga, ele falou emotivo que foi uma sorte conhecer e se encontrar os dois saudosos artistas.

“Os dois são patrimônios da nossa cultura, tivemos sorte de terem nascido em nossa região, são os nomes mais fortes da poesia e da música, sempre me inspirei nos dois. Convivi mais com patativa, e ele me autorizou a musicar qualquer texto dele, tenho isso gravado em fita cassete ainda. Com Gonzagão tive apenas um contato, no aniversário dele, dei meu disco de presente, são referências que vou levar para o resto da vida”, contou Cacá. Ouça a entrevista na íntegra:

Além das vivências online, serão distribuídos 30 unidades do cordel “O que é o Forró?” para cada instituição cultural que estiver recebendo o projeto. Estes cordéis poderão ser disponibilizados para o público ou serem usados pelas instituições em ações que escolherem.

O projeto “Abraços e versos: Um encontro entre o Forró e o Cordel” é realizado pelo poeta Cacá Lopes, pela produtora cultural Suelen Garcez e pela ONG Somjia, com o apoio do Edital do Fomento ao Forró, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e acontecerá Dia 17, às 18h, no facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó – Salvador Ligabue (@salvadorligabue); e no dia 30, às 17h, no facebook da Casa de Cultura Raul Seixas (@casadeculturaraulseixas).

Informações: (11) 95901-5155 / suelengarcez.produtoracultural@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here