Início Notícias Municípios do Sertão Central tem saldo positivo na geração de emprego em...

Municípios do Sertão Central tem saldo positivo na geração de emprego em abril; ouça

425
Os números de abril do Caged foram apresentados na Arari FM pelo gerente regional da FIEPE Josemberg Laurentino / Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado

Em abril de 2021 o Brasil registrou mais de 120 mil novos postos de trabalhos, um saldo positivo diante da crítica situação de saúde pública por causa da pandemia do novo coronavirus. Pernambuco teve um número bom para comentar, levando em conta os anunciados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil.

Durante uma entrevista exclusiva nessa segunda-feira (07), para o programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, com o jornalista Roberto Gonçalves, o gerente da FIEPE Araripe – (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Josemberg Laurentino, que tem o intuito de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da indústria local, comentou os destaques dessa positividade na região do Sertão Central.

“No Sertão Central temos como destaques, Salgueiro e São José do Belmonte, onde a gente percebe uma movimentação intensa. Salgueiro teve um saldo negativo, já São José um saldo positivo. Fazendo um balanço entre Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José, Serrita, Terra Nova e Verdejante, a gente tem um saldo positivo de 251 postos de trabalhos criados”, contou.

De acordo com Josemberg, nessa recuperação dos postos em Pernambuco, uma das áreas responsáveis por este crescimento é a energia eólica, a chegada de uma nova empresa do ramo aumentou a prestação de serviços.

Sertão do Araripe

Com o início dos serviços de construção e restauração das eólicas pela Votorantim, os empregos serão registrados no local onde serão estabelecidas as sedes.

“Maioria dos empregos gerados pela Votorantim na região do Araripe são registrados no Piauí, porque lá é onde tem a maior quantidade de torres. Agora é que entramos no Araripe através da Serra do Inácio, acredito que esses empregos serão registrados aqui, inclusive as empresas estão contratando por Araripina, coisa que não acontecia anteriormente”, explicou.

Sobre o impasse oriundo das restrições governamentais para prevenir a Covid-19, e que para muitos não resolveu a questão pandêmica, é o que vem atrasando o desenvolvimento econômico e o desemprego bate às portas.

“A gente vê essa movimentação tanto política quanto econômica com preocupação. A federação buscou diálogo com o governo do estado e acredito que também a federação das CDLs deve está buscando essa conversa. O que a federação pediu é que se tomasse alguma medida restritiva que fosse discutida antes com o setor”, disse ele.

Josemberg lamentou a perda das pessoas que morreram vítimas da Covid-19, ele disse que não concorda com o comércio fechado, mas é possível compreender a opinião de quem perdeu um ente querido. Para ele, o ideal é tomar uma decisão coletiva visando o menor impacto na saúde e na economia, por causa do grande número de pessoas desempregadas e empresas que perderam a estabilidade.

“Mesmo com essa recuperação de postos a gente se preocupa com o número de desocupados que ainda é muito alto. Sentar na mesa com quem realmente é impactado, assim, acredito ser a melhor solução”, aconselhou. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here