Início Notícias Mulheres de Araripina terão inserção de DIU gratuitamente como método contraceptivo

Mulheres de Araripina terão inserção de DIU gratuitamente como método contraceptivo

564
Foto: divulgação

A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), selecionou 250 mulheres do município para a inserção de Dispositivo Intrauterino – DIU, uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez. A ação de saúde iniciou nesta segunda-feira (19), no Centro de Saúde Dr. José Araújo de Lima com uma palestra.

O método contraceptivo tem duração média de 10 anos, não possui hormônio, é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar, pois o cobre liberado por ele interfere no número e no transporte de espermatozoides, além de dificultar a movimentação do óvulo pela trompa, impedindo a fecundação. Com comprimento de 2 a 3cm, o DIU é inserido no útero da mulher, e tem o potencial de eficácia de 99,3%. O dispositivo também pode ser utilizado por adolescentes e mulheres que não engravidaram.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Falcão, a inserção do DIU é uma importante ação de saúde da mulher, pois é um método contraceptivo eficaz. “Nossos profissionais de saúde receberam capacitação para orientar as mulheres e, em caso de concordância, inserir o DIU nestas 250 mulheres que no momento não desejam engravidar”, destacou a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here