Início Notícias Moraes suspende redução do IPI para produtos que concorrem com os fabricados...

Moraes suspende redução do IPI para produtos que concorrem com os fabricados na Zona Franca de Manaus

502
Foto: Revista Veja

O ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu, de forma provisória, nesta sexta-feira (6), a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos semelhantes que concorrem com os fabricados na Zona Franca de Manaus. O polo industrial de Manaus já conta com uma condição tributária melhor.

Na semana passada, o governo ampliou a redução do IPI de alguns produtos de 25% para 35%. O Ministério da Economia afirmou que a ampliação do corte do IPI não atinge mais de 70% dos produtos fabricados na Zona Franca. No entanto, a medida não foi bem aceita pela indústria local e pela bancada do Amazonas no Congresso.

A decisão de Moraes é provisória e acatou um pedido apresentado pelo partido Solidariedade, que questionou três decretos do governo sobre redução do tributo. O partido argumentou que a forma como a medida foi implementada altera o equilíbrio competitivo e afronta a proteção constitucional da Zona Franca.

O ministro pediu que a decisão seja comunicada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) “com urgência” e deu prazo de 10 dias para que ele esclareça as mudanças no IPI. Após a manifestação do governo federal, o Advogado-Geral da União e o Procurador-Geral da República terão cinco dias para apresentar um parecer sobre o mérito da ação.

O governo do Amazonas é contra os decretos de redução do IPI e procurava chegar a um acordo com o Planalto para evitar a medida. Nesta semana, a bancada parlamentar do Amazonas e o governador do estado se reuniram com Moraes para discutir a possibilidade de derrubar a redução do tributo.

“A redução de alíquotas nos moldes previstos pelos Decretos impugnados, sem a existência de medidas compensatórias à produção na Zona Franca de Manaus, reduz drasticamente a vantagem comparativa do polo, ameaçando, assim, a própria persistência desse modelo econômico diferenciado constitucionalmente protegido”, disse o ministro na decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here