Início Notícias Mercado vê desgaste de Haddad com demora para apresentar pacote fiscal

Mercado vê desgaste de Haddad com demora para apresentar pacote fiscal

32
Ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) / Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Os sucessivos adiamentos do pacote fiscal do governo desgastaram a imagem do ministro Fernando Haddad (Fazenda) ao evidenciarem as dificuldades políticas para estruturar o plano, de acordo com representantes de setores econômicos ouvidos pela Folha. A demora alimentou as expectativas do mercado e elevou a pressão por um pacote que seja robusto e tenha números críveis.

Há uma avaliação, principalmente entre agentes financeiros, de que o chefe da equipe econômica ficou “sangrando” entre a cobrança pelas medidas e a tentativa de convencimento dos pares. É citado como exemplo o fato de o ministro do Trabalho e Emprego ter ameaçado se demitir caso medidas ligadas a sua pasta fossem adiante sem ele ser ouvido, o que representou parte do embate entre diferentes visões no governo.

O processo de discussão no Executivo deixou a situação do ministro exposta e passou a mensagem, segundo essa visão, de um titular de pasta com menos força e com uma figura arranhada diante do empresariado e da sociedade.

Agora, o mercado aguarda com expectativa principalmente a composição do pacote para saber exatamente em que tipos de ações ele será mais baseado. É esperada principalmente uma mudança significativa em gastos obrigatórios (que incluem saúde, educação e despesas ligadas ao salário mínimo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here