Início Notícias Mendonça Filho celebra aprimoramento do Ensino Médio com reformulação na legislação

Mendonça Filho celebra aprimoramento do Ensino Médio com reformulação na legislação

37
Foto: reprodução

O deputado federal Mendonça Filho (União–PE), também coordenador do Novo Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), celebrou a recente aprovação de mudanças na legislação que visam aprimorar o Ensino Médio no Brasil. A reformulação, aprovada por ampla maioria na Câmara dos Deputados, representa um marco significativo para o ensino brasileiro.

“Essa é uma vitória da juventude, que terá um ensino médio plural, amplo, conectado com seu projeto de vida, com o mundo do trabalho e sintonizado com as melhores práticas educacionais”, destaca Mendonça Filho.

O texto aprovado é um substitutivo de Mendonça Filho para o Projeto de Lei 5230/23, do Poder Executivo. Ele mantém o aumento da carga horária da Formação Geral Básica previsto no projeto original, de 1.800 para 2.400 horas (somados os três anos do ensino médio) para alunos que não optarem pelo ensino técnico.

Ao contrário do texto original do governo, continua na lei a permissão para contratar profissionais de notório saber reconhecido pelos sistemas de ensino para ministrar conteúdos na educação profissional técnica de nível médio, mesmo que sua experiência tenha sido em corporações privadas.

Uma das mudanças vindas do Senado determina que os estados deverão manter, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no período noturno. Esse ponto foi mantido no texto, aprovado nesta terça-feira, 9, no Plenário da Câmara.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) visa discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here