Início Notícias MEC aumenta em dois dias prazo de inscrição no Sisu

MEC aumenta em dois dias prazo de inscrição no Sisu

518
Foto: reprodução

O prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será ampliado em dois dias. Em vez de acabar na próxima sexta-feira (24), como estava previsto, terminará no domingo, dia 26. Está mantido para esta terça-feira (21) o início das inscrições. O anúncio do novo calendário foi feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, nas redes sociais do Inep, na tarde desta segunda-feira (20).

A mudança no cronograma se deve ao problema na correção de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente com a nota do Enem é possível se inscrever no Sisu. Segundo o ministro, a falha atingiu menos de 6 mil candidatos e foi mais concentrada em quatro cidades, nos Estados de Minas Gerais e Bahia (Viçosa, Ituitaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia).

Esta edição do sistema vai ofertar mais de 237 mil vagas em 128 instituições públicas brasileiras. Conforme o MEC,  está mantida a data de divulgação do resultado, 28 de janeiro. Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes.

Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

O presidente do Inep informou que as novas notas, já corrigidas, estão disponíveis na página do participante e no aplicativo do Enem.  “Nós pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos as provas deles com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis”, destacou Alexandre Lopes. (JC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here