Início Notícias Ministério da Agricultura pode deixar agricultores de Araripina fora do Garantia Safra

Ministério da Agricultura pode deixar agricultores de Araripina fora do Garantia Safra

1389
Foto: reprodução

O IBGE decretou perda da safra no município de 40 %, quando para se ter direito ao seguro, é necessário uma perda acima de 50%

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

Uma regra criada ainda no governo da presidente Dilma do PT, pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Governo Federal, pode deixar os agricultores do município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, fora do pagamento das parcelas do Programa Garantia Safra 2017/2018.

A informação foi confirmada ao Blog do Roberto, pela gerente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Araripina, Marlene Rezende. “Nós realmente recebemos um ofício do MDA nesse sentido, mas ainda não tem nada de concreto se os agricultores irão receber ou não. laudos que foram feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina, juntamente com uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, indicam que teve um aumento na produção no ano passado de apenas 2%, sendo que o IBGE decretou perda da safra de 40 %, quando para se ter direito ao seguro, é necessário uma perda acima de 50%”, explicou.

Caso realmente seja confirmado o não pagamento do Garantia Safra 2017/2018 , cerca de 5 mil e 700 agricultores ficarão sem receber o benefício, o que significa dizer, que deixaria de circular cerca de R$ 4 milhões na economia do município.

Na tentativa de reverter à decisão do órgão ministerial, as entidades responsáveis pelo Garantia Safra no município de Araripina, ou seja, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato do Trabalhadores Rurais, IPA e demais instituições, irão se reunir na próxima semana para elaborar um documento contendo relatórios com dados comprobatórios da perda de produção e com argumentos, na tentativa de fazer com que o órgão de analise do MDA reconsidere a decisão.

Outra informação importante, é que as parcelas que competem ao agricultor, ao Município e ao Estado, todas foram pagas e todos esperam que o MDA reconsidere a decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here