Início Notícias Lula tem redução de pena no caso triplex mas vai continuar na...

Lula tem redução de pena no caso triplex mas vai continuar na cadeia

571
Outras condenações estão por vir como o caso do Sítio de Atibaia. O ex-presidente está preso há mais de um ano na sede da Polícia Federal em Curitiba.
Wilton Junior / Estadão Conteúdo

Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (23), os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deram provimento parcial ao recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de forma unânime e defenderam a redução da pena do petista no caso do apartamento triplex do Guarujá.

A pena total, segundo eles, deve ser reduzida de 12 anos – fixados pelo TRF-4 – para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. Os votos foram apresentados pelo relator Felix Fischer, o ministro Jorge Mussi, o presidente Reynaldo Soares e o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, respectivamente.

Ao mesmo tempo, os ministros votaram pela redução da multa de reparação. Inicialmente fixada em R$ 29 milhões, ela foi diminuída para R$ 2,4 milhões – valor atribuído ao apartamento e às reformas pelos quais passou.

Embora a Quinta Turma do STJ seja formada por cinco ministros, um deles, Joel Paciornik, declarou-se impedido, motivo pelo qual participaram apenas quatro. Em caso de empate, um ministro da Sexta Turma seria convocado.

Na investigação do triplex, Lula foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente está preso há mais de um ano na sede da Polícia Federal em Curitiba. A defesa sustenta que ele é inocente. A redução de pena pode abrir caminho para a migração ao regime semiaberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here